Nova objetividade, análise cultural e a oposição entre “artista” e “trabalhador”: uma contribuição metodológica potencialmente desfetichizante

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0207

Parole chiave:

trabalho com música, cultura, ontologia, materialismo dialético, fetichismo

Abstract

O artigo coloca o problema, para o entendimento da categoria trabalhono campo musical, representado pelas concepções ontológicas dualistas, que contrapõem ideia e matéria. Argumenta que tais concepções foram responsáveis por instituir uma cisão entre a condição de artista e de trabalhador/a da música, resultando –na vigência de relações sociais fetichizadas –no ocultamento do trabalho do músico. Como superação desse impasse, propõe a descoberta marxiano-engelsiana do trabalho como categoria fundante do ser social, incluindo o aporte lukácsiano: por meio do trabalho, o sersocial produz uma nova objetividade. A partir da mediação da consciência, a matéria natural é organizada pelo trabalho, originando entes e relações ontologicamente novos, sínteses entre ideia e mundo natural: ideias objetivadas. Por esta via, supera-se a contradição herdada entre arte e trabalho e abre-se a possibilidadedo desvelamento do real e para a práxis de construção da generalidade humana-para-si.

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Biografia autore

Álvaro Neder, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular de Etnomusicologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Possui Licenciatura em Música pela Unirio (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Doutorado Multidisciplinar em Letras (Literatura Brasileira, Linguagem e Teoria da Literatura) pela PUC-Rio (2007) e Doutorado em Música pela Unirio (2011).

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Pubblicato

2025-06-30

Come citare

NEDER, Álvaro. Nova objetividade, análise cultural e a oposição entre “artista” e “trabalhador”: uma contribuição metodológica potencialmente desfetichizante. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0207, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25217. Acesso em: 1 set. 2025.