Reflexões sobre a sequência espiral do desenvolvimento musical
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406022021335Parole chiave:
Desenvolvimento musical, Modelo espiral , Educação musicalAbstract
Este artigo revisita a sequência do desenvolvimento musical levando em conta as origens e o desenvolvimento da teoria juntamente com a organização e a classificação dos dados: as composições das crianças. Enfatiza novamente a natureza cumulativa e recursiva da espiral e traz à tona a relação dinâmica entre os seus lados esquerdo e direito. No texto, afirma-se a natureza essencialmente qualitativa do estudo e são discutidas algumas possibilidades para o futuro, juntamente com um modelo bidimensional para o currículo e para a avaliação dos alunos concebido com base nos resul- tados relacionados à espiral e nas atividades que promovem e sustentam o desenvolvimento musical.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BUNTING, R. The common language of music. Music in the secondary school curriculum. York: York University, 1977.
GARDNER, H. The unschooled mind. London: Fontana, 1993.
HARGREAVES, D. J.; MARSHALL, N. A.; NORTH, A. C. Music education in the twenty-first century: a psychological perspective. British Journal of Music Education, v. 20, n. 2, p. 147-163, 2003.
HARGREAVES, D. J.; ZIMMERMAN, M. P. Developmental theories of music learning. In: Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 377-389.
PAYNTER, J.; ASTON, P. Sound and silence: classroom projects in creative music. Cambridge: Cambridge University Press, 1970.
PIAGET, J. Play, dreams and imitation in childhood. New York: Norton and Co., 1951.
SWANWICK, K. A basis for music education. London: Routledge, 1979. SWANWICK, K. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. London and New York: Routledge, 1994.
SWANWICK, K. In MENC Handbook of Research on Music Learning. New York: Oxford University Press, 2011. v. 1, p. 140-172.
SWANWICK, K. A Developing Discourse in Music Education: the selected work of Keith Swanwick. Abingdon and Oxford: Routledge, 2016.
SWANWICK, K.; FRANÇA, C. Composing, performing and audience-listening as indicators of musical understanding. British Journal of Music Education, v. 16, n. 1, p. 5-19,1999.
SWANWICK, K.; TILLMAN, J. The Sequence of Musical Development: A Study of Children’s Composition. British Journal of Music Education, v. 3, n. 3, p. 305-339,1986.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Keith Swanwick; Cecília Cavalieri França
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.