Reflexões sobre a sequência espiral do desenvolvimento musical

Autores/as

  • Keith Swanwick
  • Cecília Cavalieri França

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406022021335

Palabras clave:

Desenvolvimento musical, Modelo espiral , Educação musical

Resumen

Este artigo revisita a sequência do desenvolvimento musical levando em conta as origens e o desenvolvimento da teoria juntamente com a organização e a classificação dos dados: as composições das crianças. Enfatiza novamente a natureza cumulativa e recursiva da espiral e traz à tona a relação dinâmica entre os seus lados esquerdo e direito. No texto, afirma-se a natureza essencialmente qualitativa do estudo e são discutidas algumas possibilidades para o futuro, juntamente com um modelo bidimensional para o currículo e para a avaliação dos alunos concebido com base nos resul- tados relacionados à espiral e nas atividades que promovem e sustentam o desenvolvimento musical.

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Publicado

2021-09-10

Cómo citar

SWANWICK, Keith; FRANÇA, Cecília Cavalieri. Reflexões sobre a sequência espiral do desenvolvimento musical. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 335–347, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021335. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20995. Acesso em: 25 nov. 2024.