Dalcroze e o ensaio "Os 'hop' musicais" (1930): algumas considerações preliminares

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0012

Parole chiave:

Jaques-Dalcroze, rítmica, pedagogia musical, tradução

Abstract

Tradução do ensaio Les “hop” musicaux (Os “hop” musicais), de autoria de Émile Jaques-Dalcroze e publicado originalmente na revista Le Rythme em 1930. A tradução é precedida por uma apresentação sobre as origens e desdobramentos do “hop” musical, um dos princípios didáticos mais importantes e lúdicos da Rítmica Dalcroze, integrado aos exercícios de solfejo, improvisação e plasticidade viva (“plastique animée”). Ao final do ensaio, para exemplificar o uso do “hop” musical, Dalcroze apresenta um compêndio com 55 exercícios, um valioso material sobre um tema ainda muito pouco estudado no Brasil.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

José Rafael Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Professor do Departamento de Educação Física da UFVJM (campus Diamantina/MG). Mestre e doutor em Educação, Linguagem e Arte, Licenciatura em Música, Licenciatura em Educação Física, curso técnico-profissional em Educação Musical/Piano e Canto. Realizou estágios internacionais em pedagogia da dança na França, Itália e Alemanha e ensinou em diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas, nos cursos de licenciatura em Teatro, licenciatura em Educação Física, licenciatura em Dança e Pedagogia, destacando-se a UFG, UNICAMP e UFAL. É pesquisador-líder do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música.

Riferimenti bibliografici

APPIA, A. La Gymnastique rythmique et la lumière [1912], Le Rythme, Genebra, n. 34, dez./1932, p. 15-17.

BACHMANN, Marie-Laure. La Rítmica Jaques-Dalcroze: una educación por la música y para la música. Madrid: Pirámide, 1998.

BŒPPLE, P. Une bonne année à tous nos membres, lecteurs et futurs abonnés (editorial). Le Rythme, Genève, n. 1, 1909, p. 1-3.

DUTOIT-CARLIER, C. L. Jaques-Dalcroze: createur de la Rythmique. In: MARTIN, F. et al. Émile Jaques-Dalcroze: l’homme, le compositeur et le créateur de la Rythmique. Neuchâtel: La Baconnière, 1965, p. 305-412.

JAQUES-DALCROZE, É. Gymnastique Rythmique. Neuchatel: Jobin et Cie., 1906.

JAQUES-DALCROZE, É. Le Rythme, la Musique et L’Éducation. Lausanne: Jobin et Cie., 1920.

JAQUES-DALCROZE. La Rythmique, le Solfège et l’Improvisation [1914] In: JAQUES-DALCROZE, É. Le Rythme, la Musique et L’Éducation. Lausanne: Jobin et Cie/Éditions musicales, 1920, p. 74-92.

JAQUES-DALCROZE. Les “hops” musicaux. Le Rythme, Genève, n. 28, mar./1930, p. 14-19.

JAQUES-DALCROZE. Petite Histoire de la Rythmique. Le Rythme, Genève, n. 39, 1935, p. 3-18.

JAQUES-DALCROZE. La Musique et Nous: notes sur notre double vie. Genève: Perret-Gentil, 1945.

MARTIN, F. et al. Émile Jaques-Dalcroze: l’homme, le compositeur et le créateur de la Rythmique. Neuchâtel: La Baconnière, 1965.

Pubblicato

2021-06-26 — Aggiornato il 2021-06-26

Come citare

MADUREIRA, José Rafael. Dalcroze e o ensaio "Os ’hop’ musicais" (1930): algumas considerações preliminares. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19541. Acesso em: 18 mag. 2024.