A Poesia da Música ou a Música da Poesia: a estruturação poética da fraseologia em alguns exemplos de Música Popular do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405032020197Parole chiave:
Fraseologia, estruturação musical, estruturação poética, música popularAbstract
Este artigo trata de uma proposta no campo da teoria musical através de analogia entre a construção fraseológica musical e a elaboração poética. A metodologia parte dos tópicos de tratados históricos sobre a fraseologia musical e temas filosóficos ligados à poética. Como resultado, através de uma prática analítica e do confronto da fraseologia com regras de poética, chega-se a uma proposta de duas novas categorias fraseológicas. Concluindo, as estruturas fraseológicas de músicas do repertório popular brasileiro poderiam ser entendidas como análogas a certas estruturas poéticas, ensejando-se, desse modo, discussões conceituais derivadas da problemática apresentada.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: Ed. Livraria Martins, s.d.
ASSUMPÇÃO, Sérgio E. M. Ascendência Retórica das Formas Musicais. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2007.
BAS, Julio. Tratado de La Forma Musical. Buenos Aires: Ed. Melos, 2010.
CAMPOS, Haroldo; VIEIRA, Trajano. A Ira de Aquiles. Canto I da Ilíada de Homero. São Paulo: Ed. Nova Alexandria, 1994.
CAPLIN, William. Analizing Classical Form: an Approach for the Classroom. New York: Oxford University Press, 2013.
GREEN, Douglass M. Form in Tonal Music: an introduction to analysis. New York: Holt Rinehart and Wiston Inc., 1964.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, Sons, Ritmos. São Paulo: Ed. Ática, 13. ed., 2005.
LACERDA, Marcos Branda. Música de culto nagô-iorubá e a Barform. Anais do XIII Encontro Nacional da Anppom. Belo Horizonte, V. 1, 2001, p. 308-315.
HESÍODO. Teogonia: A origem dos deuses. Estudos e Tradução Jaa Torrano. São Paulo: Iluminiras, 1992.
MELLO, Marcelo. Reflexões sobre Linguística e Cognição Musical. Dissertação de Mestrado. UNICAMP, Campinas, 2003.
MOREIRA, Sílvio. Uma consideração sobre o canto: a propósito de um Choro Bandido de Chico Buarque e Edu Lobo. 2011 In: http://zagaiaemrevista.com.br/uma-consideracao-sobre-o-canto-a-proposito-de-um-choro-bandido-de-chico-buarque-e-edu-lobo/ Acesso 05/2020.
PIEDADE, Acácio. “Perseguindo os fios da meada: pensamentos sobre hibridismos, musicalidades e tópicas”. Per Musi. Belo Horizonte, No 23, 2011, p. 103-112.
RAMALHO, Elba Braga. Cantoria Nordestina: Música e Palavra. São Paulo: Terceira Margem, 2000.
RIEMANN, Hugo. Composición Musical (Teoria de la Formas Musicales). Trad. Roberto Gerhard. Barcelona: Labor, 1950.
SANTOS, Mário Ferreira. Curso de Oratória e Retórica. São Paulo: Ed. Logos, 3a Ed., 1954.
SANTOS, Mário Ferreira. Dicionário de Filosofia e Ciências Culturais. São Paulo: Ed. Matese, 1963.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: EDUSP, 1991.
SIQUEIRA, Paula. A hermenêutica de Paul Ricoeur: da poética à teoria da narrativa e à identidade narrativa. Tese de Doutorado. São Paulo, Faculdade de Educação – USP, 2009.
STEIN, Leon. Structure and Style. Miami: Summy-Birchard Inc., 1979.
XXXX, Xxxx. Compositores da Música Popular do Brasil: Pixinguinha, Garoto e Tom Jobim. Uma análise comparativa que abrange o período do Choro a Bossa Nova. Dissertação de Mestrado. ECA-USP, São Paulo, 2001.
____________. Procedimentos Modais da Música Popular do Brasil: do campo étnico do nordeste ao popular da década de 1960. Tese de Doutorado. ECA-USP, São Paulo, 2008.
____________. “A Metáfora da Coisa: inflexões heideggerianas na canção de Gilberto Gil”. In TOMÁS, Lia (Org.) Fronteiras da Música: Filosofia, Estética, História e Política. Série Pesquisa em Música no Brasil, Vol. 6. São Paulo: ANPPOM, 2016.
____________. “Meditações acerca da canção Sobre Todas as Coisas de Edu Lobo & Chico Buarque”. Anais do Sefim. Porto Alegre: Vol. 3, No 4, 2017, p.75-84.
ZAMACOIS, J. Curso de Formas Musicales. Barcelona: Ed. Labor, 1985.
WEBERN, Anton. O Caminho para a Música Nova. Trad. Carlos Kater. São Paulo: Ed. Novas Metas, 1984.
Discografia
A Arte da Cantoria: Ciclo do Cangaço. (CD) São Paulo: Instituto Itaú Cultural, s.d.
_________________. Brasil Universo. (CD) São Paulo: Som da Gente, 1985.
Partituras
PASCOAL, Hermeto. Calendário do Som. (Partitura) São Paulo: Ed. Senac Instituto Cultural Itaú, 2000.
Songbook de Frevos. (Partitura) Recife: Prefeitura da Cidade do Recife, 2003.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Orfeu
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.