O cuidado de si e a preparação para improvisação musical livre
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530401022016079Parole chiave:
improvisação musical livre, Foucault, ciências cognitivasAbstract
O presente artigo procura contribuir para reflexões sobre diferentes processos de preparação para a improvisação musical livre, a partir da ideia de “cuidado de si”, como apresentada por Michel Foucault em sua Hermenêutica do Sujeito. O filósofo realiza um estudo deste conceito e práticas associadas, entre filósofos clássicos, e o acompanha até o momento histórico de Descartes, quando é dissociado do “conhece-te a ti mesmo”. Por meio da revisão da obra de Foucault, buscarei descrever conceitos que possam nos ajudar a olhar para práticas de preparação para a improvisação musical livre. Como referência de estudos em aprendizado de improvisação musical, apresentarei ideias de pesquisas que aproximam a música das ciências cognitivas. Por fim, farei uma reflexão a partir das práticas e conhecimentos descritos na bibliografia, e buscarei ferramentas para a compreensão da preparação para a improvisação musical livre, que contemplem mais do que o ensaio motor das ações da performance.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARTAUD, A. O Teatro e Seu Duplo. Brasil, Martins Editora, 2006.
BERKOWITZ, A. The Improvising Mind – Cognition and Creativity in the Musical Moment. New York: Oxford University Press. 2010.
COSTA, R. Estratégias pedagógicas para a prática da livre improvisação: diálogos entre a improvisação e a composição. In: XX Congresso da Anppom, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da Anppom. Florianópolis, 2010. p. 447-452.
COSTA, R.; Schaub, S. Expanding the concepts of knowledge base and referent in the context of collective free improvisation. XXIII Congresso da Anppom. Natal, 2013.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GROTOWSKI, J.; BARBA, E.; FLASZEN, L. O Teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Sesc/Perspectiva, 2010.
MINGUS, C. Saindo da Sarjeta. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor: 2005.
OLIVEROS, P. Deep listening A composer’s sound practice. Lincoln: Deep Listening Publications, 2005.
PRESSING, Jeff. Psychological Constraints on Improvisational Expertise and Communication, in In the course of Performance: Studies in the World of Musical Improvisation. Ed. Bruno Nettl and Melinda Russel Chicago, (University of Chicago Press, 1998).
SLOTERDIJK, P. Has de cambiar tu vida. Espanha. Pre-Textos, 2012
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do ator. RJ: Civilização Brasileira, 1989.
TAMM, E. Robert Fripp From King Crimson to Guitar Craft. UK: Faber and Faber, 1990.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 ORFEU
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.