Ensinar música na educação básica: a compreensão da função da docência na perspectiva de um estagiário de um curso de licenciatura em música
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0207Mots-clés :
estágio na licenciatura em música, ensino de música na educação básica, função da docência, profissionalidade docenteRésumé
Este artigo tem como objetivo investigar como o estagiário do curso de licenciatura em música constrói compreensões sobre a função de ensinar música na educação básica. Fundamentando-se nos estudos de Maria do Céu Roldão sobre profissionalidade docente, foi desenvolvido por meio de análise documental, tendo como material empírico o portfólio de estágio de um licenciando em música, composto por oito relatórios. Os resultados indicam que a compreensão do estagiário se constrói ao longo do tempo, a partir de encontros no campo de estágio, com alunos, professoras e escola, do encontro consigo mesmo e dos encontros coletivos de orientação na universidade. Quanto mais encontros no campo de estágio, maior a possibilidade de construir entendimentos mais amplos, mas as transformações da compreensão do estagiário dependem da ampliação de saberes e do acionamento de geradores de especificidade do conhecimento docente, conduzidos pela orientação. É, portanto, a partir da interação entre o espaço de atuação profissional e a universidade que a função de ensinar música na educação básica vai sendo compreendida em sua complexidade.
Téléchargements
Références
ATO. In: Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: UOL, 2022. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-1/html/index.php#10>. Acesso em: 30 out. 2022.
AZEVEDO, Maria Cristina de. Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música: dois estudos de caso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música. Porto Alegre. 2007. 448p. Tese (Doutorado em Educação Musical) — Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10550>. Acesso em: 15 fev. 2021.
BASABE, Laura, COLS, Estela. La Enseñanza. In: CAMILLONI, A. R. W; COLS, B. BASABE, L; FEENEY, S. El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós, 2010. p.125-161.
BELLOCHIO, Cláudia. Representando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em Música. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 227-252, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 27 fev. 2021.
BELLOCHIO, Cláudia; BEINEKE, Viviane. A mobilização de conhecimentos práticos no estágio supervisionado: um estudo com estagiários de música da UFSM/RS e da UDESC/SC. Música Hodie, v. 7, n. 2, p. 73-88, 2007. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/musica/article/view/3303/12259>. Acesso em: 27 fev. 2021.
BONA, Melita. A formação do professor de música e o estágio. Revista Nupeart, v. 11, p. 15-33, 2013. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5722>. Acesso em: 27 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 out. 2022.
BUCHMANN, Letícia. A construção da docência em música no estágio supervisionado: um estudo na UFSM. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6833>. Acesso em: 15 fev. 2021.
CAMPOS. Anne Charlyenne Saraiva. Estágio supervisionado em pauta: a construção da identidade profissional do docente licenciado em Música pela EMUFRN. 2016. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Unidade Acadêmica Especializada em Música Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, Natal, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22479>. Acesso em: 15 fev. 2021.
CASSONI, Cynthia; PENNA-DE-CARVALHO, Aline; LEME, Vanessa Barbosa Romera; MARTURANO, Edna Maria; FONTAINE, Anne Marie. Transição escolar nos anos finais do ensino fundamental: revisão integrativa da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, p. 1-9, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021225301.
CERESER, Cristina Mie Ito. A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, 27-36, set. 2004. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed11/revista11_artigo3.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2021.
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.
DAENECKE, Elaine Martha. A formação musical em cursos de licenciatura em música: um estudo com licenciandos/as de instituições do Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/170447>. Acesso em: 02 jan. 2021.
DEL-BEN, Luciana, M. A profissionalidade docente como referência para compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores/as de música da educação básica. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18., 2018, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: UFSM, 2018. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/sl2018/regsl/paper/view/3040> Acesso em: 25 nov. 2019.
DEL-BEN, Luciana; PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. Música e educação básica: sentidos em disputa. In: SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; XAVIER FILHA, Constantina. (Org.). Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular. Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2019. p. 189-209.
FELDMAN, Daniel. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
FERNANDES, Midiam de Souza. Estágio supervisionado em música na educação infantil: um estudo com egressos do Curso de Licenciatura Plena em Música da UFRN. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Unidade Acadêmica Especializada em Música Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, Natal, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23629>. Acesso em: 25 nov. 2019.
GORZONI, Sílvia de Paula; DAVIS, Claudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p.1396-1413, out./dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/wQ9fQZq8sDY9cnSng5fxVFd/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 30 out. 2022.
JOAQUIM, Danielle Chaves. Ensinar música na educação básica: a compreensão da função da docência na perspectiva de um estagiário de um curso de licenciatura em música. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em:
< https://lume.ufrgs.br/handle/10183/254900>. Acesso em: 01 fev. 2023.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1891/189117303012.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.
MACHADO, Daniela Dotto (org). Estágio em Educação Musical: relatos de experiência e pesquisa. Coleção UAB-UFSCar. São Carlos, 2011. Disponível em: <http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2715/1/EM_Dotto_EstagioEM1.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.
MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo Róbson. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 9, p. 89-95, set. 2003. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed9/revista9_artigo9.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.
MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.
PIRES, Nair. A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n.35, p. 49-61, 2015a. Disponível em: <https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/552>. Acesso em: 25 nov. 2019.
PIRES, Nair. A profissionalidade emergente dos licenciandos em música: conhecimentos profissionais em construção no PIBID Música. 323f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015b. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHJX>. Acesso em: 25 nov. 2019.
PIRES, Nair. A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado. Revista Triângulo, Uberaba, v. 13, n. 1, p. 140-159, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4360>. Acesso em 02 jan. 2023.
PIRES, Nair. Aprender a ensinar no estágio supervisionado: a profissionalidade docente como referência. Revista da Abem, v. 31, n. 1, e31107, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33054/ABEM202331107. Acesso em: 10 jan. 2024.
PIRES, Nair; GAUTHIER, Clermont. Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-26, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644447997. Acesso em: 27 fev. 2021.
ROLDÃO, Maria do Céu. Professores para quê? Para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino. Discursos, Perspectivas em Educação, n. 2, p. 95-120, 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.2/160>. Acesso em: 27 fev. 2021.
ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e não superior. Revista Nuances: estudos sobre educação, v. 12, n. 13, p. 105-126, 2005. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1692. Acesso em: 10 out. 2019.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103. jan./abr., 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?format=pdf&lang>. Acesso em: 10 out. 2019.
ROLDÃO, Maria do Céu; FIGUEIREDO, Maria; CAMPOS, Joana; LUÍS, Helena. O conhecimento profissional dos professores - Especificidade, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 2, p.138-177, set. 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.19/522>. Acesso em: 10 out. 2019.
ROLDÃO, Maria do Céu. Ensinar e aprender: o saber e o agir distintivos do profissional docente. In: ENS, Romilda; BEHRENS, Marilda. (Org). Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champagnat, Editora PUCPR, p. 25-42, 2010.
ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, v. 10, p. 139-155, 2011. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3334. Acesso em: 10 out. 2019.
SHIOZAWA, Priscilla Harumi. A construção da docência do professor de música: o estágio supervisionado no curso de música - licenciatura da universidade federal de goiás (2009-2016). 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7408>. Acesso em: 02 jan. 2021.
SILVA, Aline Clissiane da. A profissionalidade emergente de estagiários de um curso de licenciatura em música: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/171018>. Acesso em: 02 jan. 2021.
SOUZA NETO, Samuel de; CYRINO, Marina; BORGES, Cecília. O Estágio Curricular Supervisionado como Lócus Central da Profissionalização do Ensino. Revista Portuguesa de Educação, v. 32, p. 52-72, 2019. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37460130005>. Acesso em: 02 jan. 2021.
SPERB, Leonardo Martins. Estágio Supervisionado em Música: articulando conhecimentos na construção da docência. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15529>. Acesso em: 02 jan. 2021.
STORI, Regina. Reflexões sobre a relevância do estágio curricular à formação do Licenciando em música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, Goiânia, 2010. Anais... Goiânia: ABEM, 2010, p. 2071-2079. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte2.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2021.
SUBTIL, M. J. D. Formação de Licenciandos em Música: o estágio curricular em questão. In: XVI ENCONTRO ANUAL DA ABEM. 2007, Anais..., Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2007.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TOURINHO, Irene. "Atirei o pau no gato mas o gato não morreu..." Divertimento sobre estágio supervisionado. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 2, p. 35-52, jun. 1995. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/498/408>. Acesso em: 26 jul. 2022.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Danielle Chaves Joaquim, Luciana Del-Ben 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .