Teaching music in basic education: understanding the role of teaching from the perspective of an intern on a music degree course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0207

Keywords:

internship in bachelor de-gree program in music education, school music teaching, role of the teaching pro-fession, teaching professionality

Abstract

This paper aims to investigate how the intern of the bachelor degree program in music education construct understandings about the role of teaching music in basic education. Based on the studies of Maria do Céu Roldão on teaching professionality, it was carried out through a document analysis, taking as its empirical material the internship portfolio prepared by a music education student. Results indicate that the intern's understanding is constructed over time, from the encounters in the internship field, with students, teachers and school, the encounter with himself and the collective mentoring meetings at the university. The more encounters in the internship field, the greater is the possibility of building broader understandings; however, the transformations of the intern's understanding depend on the expansion of knowledge and the activation of the generators of specificity of professional teaching knowledge, which are driven by the mentoring. Thus, it is from the interaction between the space of professional practice and the university that the function of teaching music in basic education is understood in its complexity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danielle Chaves Joaquim, Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Mestra em música, área de concentração Educação Musical, e licenciada em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professora de música na rede privada e municipal de Porto Alegre – RS.

Luciana Del-Ben, Federal University of Rio Grande do Sul

Bacharela em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestra e Doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2002, é professora da UFRGS, atuando no Curso de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música. Foi editora da Revista da ABEM nas gestões 2003-2005 e 2015-2017, Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom) nas gestões 2011-2013 e 2013-2015, e Membro do Comitê de Assessoramento Arte, Ciência da Informação e Comunicação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no período 2016-2019.

References

ATO. In: Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: UOL, 2022. Disponível em: <https://houaiss.uol.com.br/corporativo/apps/uol_www/v6-1/html/index.php#10>. Acesso em: 30 out. 2022.

AZEVEDO, Maria Cristina de. Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música: dois estudos de caso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música. Porto Alegre. 2007. 448p. Tese (Doutorado em Educação Musical) — Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10550>. Acesso em: 15 fev. 2021.

BASABE, Laura, COLS, Estela. La Enseñanza. In: CAMILLONI, A. R. W; COLS, B. BASABE, L; FEENEY, S. El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós, 2010. p.125-161.

BELLOCHIO, Cláudia. Representando a docência, vou me fazendo professora: uma pesquisa com estagiárias de licenciatura em Música. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 227-252, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 27 fev. 2021.

BELLOCHIO, Cláudia; BEINEKE, Viviane. A mobilização de conhecimentos práticos no estágio supervisionado: um estudo com estagiários de música da UFSM/RS e da UDESC/SC. Música Hodie, v. 7, n. 2, p. 73-88, 2007. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/musica/article/view/3303/12259>. Acesso em: 27 fev. 2021.

BONA, Melita. A formação do professor de música e o estágio. Revista Nupeart, v. 11, p. 15-33, 2013. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5722>. Acesso em: 27 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 30 out. 2022.

BUCHMANN, Letícia. A construção da docência em música no estágio supervisionado: um estudo na UFSM. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6833>. Acesso em: 15 fev. 2021.

CAMPOS. Anne Charlyenne Saraiva. Estágio supervisionado em pauta: a construção da identidade profissional do docente licenciado em Música pela EMUFRN. 2016. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Unidade Acadêmica Especializada em Música Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, Natal, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22479>. Acesso em: 15 fev. 2021.

CASSONI, Cynthia; PENNA-DE-CARVALHO, Aline; LEME, Vanessa Barbosa Romera; MARTURANO, Edna Maria; FONTAINE, Anne Marie. Transição escolar nos anos finais do ensino fundamental: revisão integrativa da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 25, p. 1-9, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021225301.

CERESER, Cristina Mie Ito. A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, 27-36, set. 2004. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed11/revista11_artigo3.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2021.

CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

DAENECKE, Elaine Martha. A formação musical em cursos de licenciatura em música: um estudo com licenciandos/as de instituições do Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/170447>. Acesso em: 02 jan. 2021.

DEL-BEN, Luciana, M. A profissionalidade docente como referência para compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores/as de música da educação básica. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18., 2018, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: UFSM, 2018. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/sl2018/regsl/paper/view/3040> Acesso em: 25 nov. 2019.

DEL-BEN, Luciana; PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. Música e educação básica: sentidos em disputa. In: SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; XAVIER FILHA, Constantina. (Org.). Conhecimentos em disputa na Base Nacional Comum Curricular. Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2019. p. 189-209.

FELDMAN, Daniel. Ajudar a ensinar: relações entre didática e ensino. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

FERNANDES, Midiam de Souza. Estágio supervisionado em música na educação infantil: um estudo com egressos do Curso de Licenciatura Plena em Música da UFRN. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Unidade Acadêmica Especializada em Música Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, Natal, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23629>. Acesso em: 25 nov. 2019.

GORZONI, Sílvia de Paula; DAVIS, Claudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p.1396-1413, out./dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cp/a/wQ9fQZq8sDY9cnSng5fxVFd/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 30 out. 2022.

JOAQUIM, Danielle Chaves. Ensinar música na educação básica: a compreensão da função da docência na perspectiva de um estagiário de um curso de licenciatura em música. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em:

< https://lume.ufrgs.br/handle/10183/254900>. Acesso em: 01 fev. 2023.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/1891/189117303012.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.

MACHADO, Daniela Dotto (org). Estágio em Educação Musical: relatos de experiência e pesquisa. Coleção UAB-UFSCar. São Carlos, 2011. Disponível em: <http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/2715/1/EM_Dotto_EstagioEM1.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.

MATEIRO, Teresa; TÉO, Marcelo Róbson. Os relatórios de estágio dos alunos de música como instrumento de análise dos processos de planejamento. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 9, p. 89-95, set. 2003. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed9/revista9_artigo9.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2019.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.

PIRES, Nair. A profissionalidade emergente: a expertise e a ética profissional em construção. Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n.35, p. 49-61, 2015a. Disponível em: <https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/552>. Acesso em: 25 nov. 2019.

PIRES, Nair. A profissionalidade emergente dos licenciandos em música: conhecimentos profissionais em construção no PIBID Música. 323f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015b. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHJX>. Acesso em: 25 nov. 2019.

PIRES, Nair. A construção da profissionalidade docente no estágio supervisionado. Revista Triângulo, Uberaba, v. 13, n. 1, p. 140-159, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/4360>. Acesso em 02 jan. 2023.

PIRES, Nair. Aprender a ensinar no estágio supervisionado: a profissionalidade docente como referência. Revista da Abem, v. 31, n. 1, e31107, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.33054/ABEM202331107. Acesso em: 10 jan. 2024.

PIRES, Nair; GAUTHIER, Clermont. Pautas didáticas na construção da profissionalidade docente. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 45, p. 1-26, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644447997. Acesso em: 27 fev. 2021.

ROLDÃO, Maria do Céu. Professores para quê? Para uma reconceptualização da formação de profissionais de ensino. Discursos, Perspectivas em Educação, n. 2, p. 95-120, 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.2/160>. Acesso em: 27 fev. 2021.

ROLDÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e não superior. Revista Nuances: estudos sobre educação, v. 12, n. 13, p. 105-126, 2005. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1692. Acesso em: 10 out. 2019.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103. jan./abr., 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?format=pdf&lang>. Acesso em: 10 out. 2019.

ROLDÃO, Maria do Céu; FIGUEIREDO, Maria; CAMPOS, Joana; LUÍS, Helena. O conhecimento profissional dos professores - Especificidade, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social. Revista Brasileira de Formação de Professores, v. 1, n. 2, p.138-177, set. 2009. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10400.19/522>. Acesso em: 10 out. 2019.

ROLDÃO, Maria do Céu. Ensinar e aprender: o saber e o agir distintivos do profissional docente. In: ENS, Romilda; BEHRENS, Marilda. (Org). Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Champagnat, Editora PUCPR, p. 25-42, 2010.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, v. 10, p. 139-155, 2011. DOI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2011.3334. Acesso em: 10 out. 2019.

SHIOZAWA, Priscilla Harumi. A construção da docência do professor de música: o estágio supervisionado no curso de música - licenciatura da universidade federal de goiás (2009-2016). 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. Disponível em: <http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7408>. Acesso em: 02 jan. 2021.

SILVA, Aline Clissiane da. A profissionalidade emergente de estagiários de um curso de licenciatura em música: um estudo de caso. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/171018>. Acesso em: 02 jan. 2021.

SOUZA NETO, Samuel de; CYRINO, Marina; BORGES, Cecília. O Estágio Curricular Supervisionado como Lócus Central da Profissionalização do Ensino. Revista Portuguesa de Educação, v. 32, p. 52-72, 2019. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37460130005>. Acesso em: 02 jan. 2021.

SPERB, Leonardo Martins. Estágio Supervisionado em Música: articulando conhecimentos na construção da docência. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15529>. Acesso em: 02 jan. 2021.

STORI, Regina. Reflexões sobre a relevância do estágio curricular à formação do Licenciando em música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ABEM, 19, Goiânia, 2010. Anais... Goiânia: ABEM, 2010, p. 2071-2079. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_abemcongresso_2010_parte2.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2021.

SUBTIL, M. J. D. Formação de Licenciandos em Música: o estágio curricular em questão. In: XVI ENCONTRO ANUAL DA ABEM. 2007, Anais..., Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2007.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TOURINHO, Irene. "Atirei o pau no gato mas o gato não morreu..." Divertimento sobre estágio supervisionado. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 2, p. 35-52, jun. 1995. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/498/408>. Acesso em: 26 jul. 2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Published

2024-09-19

How to Cite

JOAQUIM, Danielle Chaves; DEL-BEN, Luciana. Teaching music in basic education: understanding the role of teaching from the perspective of an intern on a music degree course. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0207, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25644. Acesso em: 21 nov. 2024.