Formação de Professores de Instrumento de Metal: uma experiência prática

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0203

Mots-clés :

formação de professores de instrumento de metal, proposta musicopedagógica CDG, modelo teórico CDG, Arnold Jacobs, aprendizagem situada

Résumé

Em busca de novas trajetórias formativas, esse trabalho relata sobre a proposta de uma experiência pedagógica realizada em 2018, com a oferta de um Curso de Extensão Universitária destinado à Formação de Professores de Instrumento de Metal. A proposta tinha como objetivo geral formar professores de instrumento de metal com foco na realidade. Sua elaboração foi norteada pelo desenho da pesquisa-ação, fundamentada nos princípios da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente, doravante PropMpCDG, e nas ideias e recursos didáticos de Arnold Jacobs (1915-1998), associados a conceitos próprios ao formato de Ensino Coletivo e à Teoria da Aprendizagem Situada, de Lave e Wenger (2006). A oferta, considerada pioneira e inovadora, se deu no formato presencial e a distância, tendo conseguido alcançar seus objetivos. O Curso foi concluído com uma apresentação pública original, qual seja, um Recital Musicopedagógico CDG.

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Biographie de l'auteur

Michele Girardi, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2020), Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical/Orquestral, pela Haute École de Musique de Genebra/CH (HEM, 2013), Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical pelo Conservatorio G. Verdi de Torino/IT (2009), Bacharel em Instrumento - Trombone e Composição/Instrumentação pelo Conservatorio G.Verdi de Torino/IT (2006; 2013). Trombone solo da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) desde 2018. Integrante do Grupo de Pesquisa Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG) desde 2016, professor e coordenador pedagógico de Instrumento - Trombone do Programa de Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) desde 2014. Colabora com as Editoras Musicais Gamma Musica, italiana, (desde 2021), Brook Wright Music, americana, e Warwick Music, inglesa, (desde 2022). Experiência na área de artes/educação musical: formação de professores de Música, composição musical, interpretação musical, prática musical coletiva, ensino de instrumento - trombone.

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Publiée

2024-09-19

Comment citer

GIRARDI, Michele. Formação de Professores de Instrumento de Metal: uma experiência prática. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0203, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25585. Acesso em: 21 déc. 2024.