Formação de Professores de Instrumento de Metal:

uma experiência prática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0203

Mots-clés :

formação de professores de instrumento de metal, proposta musicopedagógica CDG, modelo teórico CDG, Arnold Jacobs, aprendizagem situada

Résumé

Em busca de novas trajetórias formativas, esse trabalho relata sobre a proposta de uma experiência pedagógica realizada em 2018, com a oferta de um Curso de Extensão Universitária destinado à Formação de Professores de Instrumento de Metal. A proposta tinha como objetivo geral formar professores de instrumento de metal com foco na realidade. Sua elaboração foi norteada pelo desenho da pesquisa-ação, fundamentada nos princípios da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente, doravante PropMpCDG, e nas ideias e recursos didáticos de Arnold Jacobs (1915-1998), associados a conceitos próprios ao formato de Ensino Coletivo e à Teoria da Aprendizagem Situada, de Lave e Wenger (2006). A oferta, considerada pioneira e inovadora, se deu no formato presencial e a distância, tendo conseguido alcançar seus objetivos. O Curso foi concluído com uma apresentação pública original, qual seja, um Recital Musicopedagógico CDG.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Michele Girardi, IDSM/NEOJIBA e ATCA/OSBA

Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2020), Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical/Orquestral, pela Haute École de Musique de Genebra/CH (HEM, 2013), Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical pelo Conservatorio G. Verdi de Torino/IT (2009), Bacharel em Instrumento - Trombone e Composição/Instrumentação pelo Conservatorio G.Verdi de Torino/IT (2006; 2013). Trombone solo da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) desde 2018. Integrante do Grupo de Pesquisa Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG) desde 2016, professor e coordenador pedagógico de Instrumento - Trombone do Programa de Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) desde 2014. Colabora com as Editoras Musicais Gamma Musica, italiana, (desde 2021), Brook Wright Music, americana, e Warwick Music, inglesa, (desde 2022). Experiência na área de artes/educação musical: formação de professores de Música, composição musical, interpretação musical, prática musical coletiva, ensino de instrumento - trombone.

Références

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

CORDEIRO, R. J. A. M. Ensino coletivo de violão na UFBA: um estudo sobre fatores de influência do desenvolvimento musical. In: DANTAS, T.; SANTIAGO, D. (org.) Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuições da pesquisa científica. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 103-119.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CRUVINEL, F. M. Prefácio. In: DANTAS, T.; SANTIAGO, D. (org.) Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuições da pesquisa científica. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 9-12.

FREDERIKSEN, B. Arnold Jacobs: Song and Wind. USA: WindSong Press Limited, 1996.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIRARDI, M.; NUNES, H. de S. Arnold Jacobs e Proposta Musicopedagógica CDG na Formação para Professores de Instrumento de Metal. In: XII Conferência Latino-Americana y IV Panamericana de Educación Musical de ISME, 2019, Universidad Nacional del Nordeste. Anais [...]. Resistencia, 2019. p. 241-249.

GIRARDI, M. Arnold Jacobs à luz da Proposta Musicopedagógica CDG: do ensino individual à aprendizagem coletiva de instrumentos de metal. 2020. 396 p. Tese (Doutorado em Música) - Faculdade de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33208. Acesso em: 01 maio 2024.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.

LAVE, J.; WENGER, E. L’apprendimento situato: Dall’osservazione alla partecipazione attiva nei contesti sociali. Tradução Gabriele Lo Iacono. Trento: Erickson, 2006. 85 p. Tradução de: Situated learning: Legitimate peripheral participation.

LEWIN, K. Action Research and Minority Problem. Journal of Social Issues, Omaha, n. 2, p. 34-46, 1946.

MENEZES, C. G. de. Aspectos pertinentes ao desenvolvimento da performance de um professor de música: contribuições da avaliação nível 3 (N3) nos seminários integradores 339 presenciais (SIPs) do PROLICENMUS. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

NUNES, H. de S. Recital Musicopedagógico CDG: tempo de histórias contadas e cantadas. In: FERREIRA. G. R. (org.) Educação: Politicas, Estrutura e Organização 11. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 272-287.

NUNES, H. de S. (org.) Modelando Pesquisas Musicopedagógicas. Salvador: EDUFBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33493. Acesso em: 01 maio 2024.

PENNA, M. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação Musical. Porto Alegre: Meridional, 2015.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

STRINGER, E. T. Action research: A handbook for practitioners. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 1999.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986.

UFRGS. Manual do Aluno. Porto Alegre: Curso de Licenciatura em Música, Programa Pró-Licenciaturas Fase II – Modalidade a Distância, 2007.

ZUR, I.; HEYER, J. Dispotraining. 2013. Disponível em: https://www.dispotraining.com/inicio.html. Acesso em: 01 maio 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-09-19

Comment citer

GIRARDI, Michele. Formação de Professores de Instrumento de Metal:: uma experiência prática. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0203, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25585. Acesso em: 27 sept. 2024.