As transformações e heranças do modelo pedagógico Napolitano

Uma pequena reflexão a partir do tratado de João Sépe

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0103

Mots-clés :

Fedele Fenaroli, João Sépe, Contraponto, Partimento

Résumé

Este artigo explora a evolução do modelo pedagógico napolitano, concentrando-se nos trabalhos de Fedele Fenaroli (versões de 1775 e 1847) e João Sépe (lançado em 1942). Destaca como o livro “Regole musicali per i principianti di cembalo”, lançado por Fenaroli, testemunhou mudanças no pensamento musical ao longo do século XIX e possuía semelhanças com os exercícios de harmonia e contraponto, no “Tratado de Harmonia” de João Sépe, amplamente utilizado em escolas de música no Brasil. Para tanto, em um primeiro momento, comparamos o formato da escrita dos exercícios e discutimos o modelo de ensino por meio dos baixos instrucionais. Posteriormente, apresentamos um modelo comparativo dos quatro ensinamentos musicais fundamentais dos cadernos de partimento: Regra da Oitava, Cadências, Suspensões e Movimentos de Baixo. Ademais, apresentamos uma breve discussão sobre as formas de modulações que encontramos nos autores. Por fim, demonstramos como a realização harmônica, transmitida através dos baixos, ganha destaque, evidenciando a força do acorde como unidade harmônica em relação às passagens contrapontísticas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fernando Tavares, Universidade de São Paulo - USP

Fernando Tavares é mestre em Musicologia pela ECA-USP, especialista em Docência no Ensino a Distância pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Licenciado em Música pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Musicologia da Escola de Comunicação e Artes (PPGMUS-ECA/USP). Como pesquisador, trabalha no LAMUS – EACH/USP (Laboratório de Musicologia) e no LEDEP – EACH/USP (Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico). Foi colaborador de importantes revistas para o Contrabaixo como Coverbaixo (na qual atuou como colaborador entre 2005 e 2010), Bass Player Brasil (colaborador e colunista entre 2011 e 2017 e como editor didático entre 2013 e 2017), tendo publicado um número de 243 matérias nestas duas publicações. Tem se apresentado em importantes congressos musicológicos no Brasil e exterior, especialmente divulgando suas pesquisas sobre o processo pedagógico dos partimentos, dos esquemas galantes e da música popular.

Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo - USP

Professor Livre-Docente II da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e professor dos programas de Pós-Graduação em Musicologia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Programa de Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. É Pesquisador Produtividade 2 do CNPq. É coordenador do Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH). É membro dos Studys Groups IMS Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA) e Early Music in the New Word. Integra o Núcleo Caravelas do CESEM da Universidade Nova de Lisboa. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes em 2009 pela tese «Administrando a festa: Música e iluminismo no Brasil colonial», transformada em livro em 2013. É membro-fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS).

Références

BARAGWANATH, Nicholas. The Solfeggio Tradition: a forgotten art of melody in the long eighteenth century. Nova Iorque: Oxford University Press, 2020.

BRAUNSCHWEIG, Karl. Embedded Dissonance in Eighteenth- and Nineteenth-Century Harmonic Theory and Practice. Music Theory Online, [S.L.], v. 29, n. 4, p. 1-21, dez. 2023. Society for Music Theory. http://dx.doi.org/10.30535/mto.29.4.1. Disponível em: https://mtosmt.org/issues/mto.23.29.4/mto.23.29.4.braunschweig.html. Acesso em: 08 abr. 2024.

BYROS, Vasili. Prelude on a Partimento: invention in the compositional pedagogy of the german states in the time of J. S. bach. Mto: Journal of the Society for Music Theory. Bloomington, p. 1-23. set. 2015. Disponível em: https://www.mtosmt.org/issues/mto.15.21.3/mto.15.21.3.byros.php. Acesso em: 08 abr. 2024.

CAFIERO, Rosa. La musica è di nuova specie, si compone senza regole: Fedele Fenaroli e la tradizione didattica napoletana fra settecento e ottocento. In: MISCIA, Gianfranco. Fedele Fenaroli il didatta e il compositore. Lanciano: Libreria Musicale Italiana, 2011. p. 171-207.

CHRISTENSEN, Thomas. Thoroughbass as music thoery. In: CHRISTENSEN, Thomas et al. Partimento and continuo playing: in theory and in practice. Leuven: Leuven University Press, 2010. p. 9-41.

DURANTE, Francesco. Principi e Regole: per accompagnare del sig.e Francesco Durante. Parma: S.I., 1760-1800. Manoscritti della Sezione musicale della Biblioteca Palatina di Parma. Disponível em: https://opac.sbn.it/risultati-ricerca-avanzata/-/opac-adv/detail/MSM0167066?. Acesso em: 08

abr. 2024.

FENAROLI, Fedele. Partimenti e regole musicali per quelli che vogliono suonare coi numeri e per i principianti di Cont. Milão: Giovanni Ricordi, 1847. 152 p. Editado por Placido Mandanici. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=fzyIzUDVXz4C&pg=GBS.PP1&hl=pt. Acesso em: 08 abr. 2024.

FENAROLI, Fedele. Partimenti ossia basso numerato: opera completa di Fedele Fenaroli per uso degli alunni del reale conservatorio di napoli a Niccola Zingarelli. Paris: Conservatorio Dall'Editore Dedicata, 1814. Editado por Emanuele Imbimbo. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9639183h. Acesso em: 08 abr. 2024.

FENAROLI, Fedele. Regole musicali per i principianti di cembalo. Roma: S.I., 1795. 60 p. Editado por Vincenzo Mazzola-Vocola. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=ja0RMWzucHgC&hl=pt-BR&pg=PA19#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 abr. 2024.

FENAROLI, Fedele. Regole Musicali Por Principianti Di Cembalo. 1775. Editado por Robert O. Gjerdingen. Disponível em: https://web.archive.org/web/20160719174009/http://faculty-web.at.northwestern.edu/music/gjerdingen/Partimenti/collections/Fenaroli/index.htm. Acesso em: 08 abr. 2024.

FENAROLI, Fedele. Regole musicali: per i principiante di cembalo. Veneza: Conservatorio de Música "Benedetto Marcello", 1790-99. Manuscrito, n.d.(ca.1790-99) do original de Nápoles (1775). Disponível em: https://imslp.org/wiki/Regole_musicali_per_i_principianti_di_cembalo_(Fenaroli,_Fedele). Acesso em: 08 abr. 2024.

GJERDINGEN, Robert O.. Child Composers in the Old Conservatories: how orphans became elite musicians. Nova Iorque: Oxford University Press, 2020.

GJERDINGEN, Robert O.. Music in the galant style. New York: Oxford University Press, Inc., 2007

IJZERMAN, Job. Harmony, Counterpoint, Partimento: a new method inspired by old masters. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018.

MACHADO NETO, Diósnio et al. É assim, porque é assim que tem que ser: a retórica galante nos motetes de José Maurício, observada no uso da pedagogia dos partimenti, Musica Theorica, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 74-141, 7 jul. 2021. Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA). http://dx.doi.org/10.52930/mt.v5i2.167. Disponível em: https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/167. Acesso em: 08 abr. 2024.

PAULILLO, Laines. "Tratado de Harmonia" de João Sépe editado em Nova York. Correio Paulistano. São Paulo, p. 7-7. fev. 1963. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=090972_11&pagfis=14728. Acesso em: 27 abr. 2024.

RABINOVITCH, Gilad; SLOMINSKI, Johnandrew. Towards a Galant Pedagogy: Partimenti and Schemata as Tools in the Pedagogy of Eighteenth-Century Style Improvisation. Society For Music Theory, Bloomington, v. 21, n. 3, p.1-11, set. 2015. Disponível em: <http://www.mtosmt.org/issues/mto.15.21.3/mto.15.21.3.rabinovitch.php>. Acesso em: 27 abr. 2024.

TAVARES, Fernando. A Arte do Partimento em sua história, fundamentos, práticas e discussão musicológica: análise historiográfica para a consolidação de um saber para a pedagogia da música. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Música, Escola de Comunicações e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

TAVARES, Fernando; SILVA, Gustavo Caum e; MACHADO NETO, Diósnio. Cadências do Galante: a utilização nas missas do padre José Maurício Nunes Garcia. In: X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA, 10., 2020, Goiânia. Anais. Goiânia: S.I., 2020. p. 132-143.

SANGUINETTI, Giorgio. The art of partimento: history, theory, and practice. New York: Oxford University Press, Inc., 2012.

SANGUINETTI, Giorgio. L’eredità di Fenaroli nell’Ottocento. In: CAROCCIA, Antonio; MAIONE, Paolo Giovanni; SELLER, Francesca. Giuseppe Martucci e la caduta delle Alpi. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 2008. p. 11-34.

SANTOS, José Roberto dos. História e música em São Paulo no início do século XX: a trajetória da Banda da Força Pública. 2019. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/D.8.2019.tde-29072019-123752. Acesso em: 2024-04-08.

SÉPE, João. Tratado de Harmonia. 10. ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1942

VAN TOUR, Peter. Counterpoint and Partimento: methods of teaching composition in late eighteenth-century naples. Uppsala: Uppsala Universitet, 2015. 318 p.

VAN TOUR, Peter. UUPar: the uppsala partimento database. The Uppsala Partimento Database. 2017. Disponível em: https://www2.musik.uu.se/UUPart/UUPart.php. Acesso em: 08 abr. 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-09-19

Comment citer

TAVARES, Fernando; MACHADO NETO, Diósnio. As transformações e heranças do modelo pedagógico Napolitano: Uma pequena reflexão a partir do tratado de João Sépe. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0103, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25505. Acesso em: 27 sept. 2024.