A mãe de Tarsila: resgatando as obras para piano de Lydia do Amaral

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0106

Mots-clés :

Lydia do Amaral, piano, composições, compositores desconhecidos, mulheres compositoras

Résumé

Este artigo descreve a descoberta de um acervo de manuscritos para piano da compositora Lydia do Amaral (1855?-1948), que permaneceram em quase total desconhecimento até o ano de 2017, quando foram encontrados por familiares dentro de um báu em uma das fazendas da família, perto de Capivari (SP). Para melhor compreender o valor de suas obras, o artigo tem os seguintes objetivos: (1) realizar um breve resumo biográfico da compositora (baseado em entrevistas com seus familiares e em poucas fontes bibliográficas que a mencionam); (2) situar as obras dentro de seu contexto histórico, considerando também a situação e os limites impostos pela sociedade a uma compositora mulher no Brasil na época; (3) apresentar análises e descrições de trechos de três obras representativas do acervo. Como resultado, o artigo demonstra a alta qualidade composicional e refinamento artístico das peças de Lydia do Amaral, incentivando outros pianistas e pesquisadores a explorarem este acervo.

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Durval Cesetti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Durval Cesetti completou seu doutorado, mestrado e bacharelado na McGill University (Canadá). Seu trabalho de pesquisa sobre música brasileira tem gerado a publicação de várias partituras inéditas, disponíveis no site da Escola de Música da UFRN. Seus artigos foram publicados em periódicos como The Musical Times, Per Musi, Latin American Music Review e Musica Hodie. Como camerista, colabora frequentemente com inúmeros músicos de renome internacional e, como solista, apresentou-se com diversas orquestras, sob a regência de maestros como André Muniz, Elena Herrera, Jean-Michaël Lavoie, Juan Paulo Gómez, Kirk Trevor e Linus Lerner. Em 2015, foi bolsista pós-doutoral da CAPES, atuando como Visiting Fellow da McGill University por um ano. Em 2016, realizou sua estreia no Carnegie Hall, a convite da Fundação Ars Activa, e recebeu o título de Professor Visitante Honorário do Conservatório de Música de Tianjin (China).

Nan Qi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Natural de Tianjin (China), a Profa. Nan Qi completou seu PhD em Educação Musical pela University of Western Ontario (Canadá), seu mestrado pela McGill University (Canadá) e seu bacharelado pelo Conservatório de Música de Tianjin (China). Seus interesses de pesquisa incluem temas como aprendizagem transformadora, cidadania artística, multiculturalismo, imigração e música comunitária. Apresentou seus trabalhos de pesquisa em várias conferências internacionais, em países como Estados Unidos, Irlanda, Brasil e China, e também publicou em periódicos como Per Musi (Brasil), Opus e Action, Criticism and Theory for Music Education. É Secretária de Adjunta de Relações Internacionais da UFRN, membro do conselho editorial da revista Canadian Music Educator e fundadora da rede de pesquisa CReArC (Copenhagen Centre for Research in Artistic Citizenship), que reúne professores de universidades do Quênia, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos e Brasil. Tem mais de vinte anos de experiência ensinando piano e também é coordenadora do Coral Infantojuvenil da UFRN.

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Publiée

2023-10-02

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CESETTI, Durval; QI, Nan. A mãe de Tarsila: resgatando as obras para piano de Lydia do Amaral. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0106, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23641. Acesso em: 23 nov. 2024.