Capacitismo e música: discussões a partir do relato de experiência de uma estudante com disfonia espasmódica em um curso de Licenciatura em Música em uma universidade pública brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530408012023e0103Mots-clés :
inclusão, capacitismo, ensino superior de música, disfonia espasmódicaRésumé
Capacitismo é entendido como uma forma de preconceito direcionado às pessoas com deficiência. A discussão sobre esse tema é relativamente nova nos cursos superiores de música. Logo, este artigo tem o objetivo de discutir o capacitismo e inclusão no contexto de um curso de Licenciatura em Música, a partir do relato de experiência da autora que tem Disfonia Espasmódica. A discussão foi realizada a partir da literatura encontrada sobre o tema e da experiência pessoal da autora. Os resultados apontam para o quanto as discussões sobre inclusão e capacitismo ainda caminham lentamente dentro do ensino superior de música, apesar das Leis, diretrizes internas e projetos da universidade voltados para a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos e síndromes raras. Esperamos que este trabalho possa contribuir com a ampliação da bibliografia específica na área de acessibilidade, inclusão e capacitismo, bem como, na formação de professores de música no ensino superior no que diz respeito à diversidade em sala de aula.
Téléchargements
Références
ABL - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. CAPACITISMO. Disponível em: <https://www.academia.org.br/nossa-lingua/nova-palavra/capacitismo> Acesso em: 13 set. 2022.
ARANHA, M. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, no. 21, p. 160-173, mar. 2001.
BARCELLOS, Cristina; MEDEIROS, Daniel. Considerações Sobre a Distonia focal e os Fundamentos da Técnica/instrumental ao violão. In: ANAIS DO SIMPÓSIO DE VIOLÃO DA EMBAP, II., 2008, Curitiba – PR Anais eletrônicos [...] Paraná: Curitiba, 2008.p.286. Disponível em: <http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/simposio/violao2008/pdf/18-daniel_ribeiro.pdf>. Acesso em: 19 set. 2022.
BOCK, Geisa; GESSER, Marivete, MAGNABOSCO, Molise de Bem; Luiz, Karla Garcia. Guia para práticas anticapacitistas na Universidade. Disponível em: <https://educadiversidade.unesp.br/guia-para-praticas-anticapacitistas-na-universidade/>. Acesso 05 set. 2022.
BRASIL, Lei Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em 16 mar. 2022.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm#:~:text=Art.,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico>. Acesso em 16 mar. 2022.
BRASIL, Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2016/lei-13409-28-dezembro-2016-784149-publicacaooriginal-151756-pl.html>. Acesso em 16 mar. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Decreto N° 6.949, de 25 de agosto de 2009 – Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo facultativo, assinado em Nova York, em 30 de março de 2007.
Organização das Nações Unidas – ONU. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm – Acesso em 05 set. 2022.
COELHO, Marina Serrato, MACEDO, Evaldo, OLIVEIRA, Marcela Schmidt Braz de, LOBO, Paulo, SOCCOL, Andréa Thomaz, KOERNER, Heloisa Nardi. Arq. Int. Otorrinolaringol. / Intl. Arch. Otorhinolaryngol., São Paulo - Brasil, v.14, n.2, p. 163-166, Abr/Mai/Junho - 2010.
DIAS, A. Por uma genealogia do capacitismo: da eugenia estatal a narrativa capacitista social. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência – SEDPcD/Diversitas/USP Legal – São Paulo, junho/2013.
EDUCA IBGE. Pessoas com deficiência. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conhecao-brasil/populacao/20551-pessoasomdeficiencia.html#:~:text=Considerando%20somente%20os%20que%20possuem,corresponde%20a%206%2C7%25%20da> Acesso em: 10 set. 2022.
GARCIA, R.R. Distonia Focal e a Atividade do Instrumentista de Sopro, 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de
Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/2711/1/ARTIGO%20FINAL%20-%20Ricardo%20Rosembergue.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anaahí Guedes de. Estudos da Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete;BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; LOPES, Paula Helena (org.). Estudos da Deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: Editora Crv, 2020.
IBF - INSTITUTO BRASILEIRO DE FLUÊNCIA: Gagueira levada a sério. DISFONIA ESPASMÓDICA. Disponível em: <https://gagueira.org.br/gagueira-diagnosticodiferencial/disfoniaespasmodica> Acesso em: 13 set. 2022.
IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde. Disponível em:<https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101748.pdf> Acesso em: 10 set. 2022.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2009. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_tecnico_2009.pdf >. Acesso em: 13 set. 2022.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf >. Acesso em: 13 set. 2022.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf>. Acesso em: 13 set. 2022.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar, 2021. Brasília: MEC, 2011. JANUZZI, Paulo. PEREIRA, Maria Dulce. A Face Negra do Brasil Multicultural. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000073.pdf>. Acesso em 10 set. 2022.
PORTAL MEC. PERGUNTAS FREQUENTES. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html> Acesso em: 13 set. 2022.
PORTO JUNIOR, Francisco Gilson. MARINHO, Simeia C. de O. Universidade e Inovação: olhares sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Palmas, TO: Editora EdUFT, 2021.
SARTORATO, Denis. “Tocando com a distonia focal do músico: estratégias de estudo e perspectivas de performance”. In: XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2021, João Pessoa/PB.
SILVA, Otto Marques da. A epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1986.
TEIXEIRA, C. Danças Impossíveis: encenando a deficiência no Brasil. In: Vendramin, C; Blades, H.; Whatley, S; Marsh, K. (org). Trocando, movendo, traduzindo: pensamentos sobre dança e deficiência | Exchanging, moving, translating: thoughts on dance and disability. – Porto Alegre: UFRGS, 2019.
UNICEF. F. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Relatório 2021. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/ha-no-mundoquase-240-milhoes-decriancas-com-deficiencia-revela-analise-do-unicef>. Acesso em: 20 nov. 2021.
VENDRAMIN, C. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos. UNICAMP: Campinas, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Mayara Barbosa da Silva, Viviane dos Santos Louro 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .