Vivências de pandemia: desafios e estratégias de programação e disseminação no contexto da música experimental em Portugal (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0201Palavras-chave:
pandemia Covid-19, música experimental portuguesa, programação de eventos musicaisResumo
Este estudo procurou investigar a vivência da situação de pandemia de Covid-19, entre março de 2020 e início de 2021, por parte de artistas e responsáveis por espaços e eventos de disseminação da música experimental em Portugal e os seus processos de adaptação durante este período. Para esse efeito, foram realizadas entrevistas com 8 artistas e/ou diretores de programação ligados ao contexto da música experimental, e analisado o respectivo conteúdo para identificação de tópicos relevantes e temáticas transversais. Não obstante a existência de obstáculos frequentemente insolúveis para a prática artística, todas as pessoas entrevistadas relataram um nível de atividade significativa, salientando a utilização de meios digitais de comunicação e disseminação como alternativa mais comum. No entanto, foram também mencionados os problemas de comunicação com o público decorrentes destas opções, assim como o impacto negativo tanto para as características identitárias destas instituições, como para a sustentabilidade profissional dos músicos.
Downloads
Referências
AZGUIME, Miguel. [Entrevista concedida a] Helena Marinho. [S. l.], 10 dez. 2020. Via Zoom®.
BAPTISTA, José Tiago. [Entrevista concedida a] Alfonso Benetti. [S. l.], 18 mar. 2021. Via Zoom®
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Almedina, 2011. 280 p.
BHOWMIK, Roni; DEBNATH, Gouranga Chandra; ZAFAR, Raja Fawad; LORMON, Bruce Lortile. Creative industry in terms of Covid-2019 pandemic: European countries responsive measures. Pressburg Economic Review, Londres, v. 1, n. 1, p. 9-7, dez. 2021. Disponível em: https://review.pressburgcentre.org/per/article/view/3. Acesso em: 12 maio 2023.
BOTSTEIN, Leon. The future of music in America: the challenge of the COVID-19 pandemic. The Musical Quarterly, [s. l.], v. 102, n. 4, p. 351-360, ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1093/musqtl/gdaa007. Acesso em: 12 maio 2023.
CAI, Carrie. J.; CARNEY, Michelle; ZADA, Nida; TERRY, Michael. Breakdowns and breakthroughs: observing musicians’ responses to the COVID-19 pandemic. ACM Digital Library, Yokohama, p. 1-13, 7 maio 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3411764.3445192. Acesso em: 15 maio 2023.
CASTRO, Raquel. [Entrevista concedida a] Luís Bittencourt. [S. l.], 21 dez. 2020. Via Zoom®
COSTA, Gustavo. [Entrevista concedida a] Luís Bittencourt. [S. l.], 11 mar. 2021. Via Zoom®.
DÂMASO, Rui Pedro. [Entrevista concedida a] Alfonso Benetti. [S. l.], 15 dez. 2020. Via Zoom®.
DICICCO-BLOOM, Barbara; CRABTREE, Benjamin F. The qualitative research interview. National Library of Medicine, Maryland, v. 40, n. 4, p. 314-321, abr. 2006. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16573666/. Acesso em: 12 maio 2023.
FERNANDES, Luís. [Entrevista concedida a] Luís Bittencourt. [S. l.], 24 nov. 2020. Via Zoom®.
FISCHLIN, Daniel; RISK, Laura; STEWART, Jesse (ed.). Improvisation, musical communities, and the COVID-19 pandemic. Critical Studies in Improvisation, Études critiques en improvisation, Ontário, v. 14, n. 1, 3 mar. 2021. Disponível em: https://www.criticalimprov.com/index.php/csieci/issue/view/417. Acesso em: 12 maio 2023.
FOX, Christopher. Why experimental? Why me? In: SAUNDERS, James (ed.). The Ashgate Research Companion to Experimental Music, London: Routledge, 2009. p. 7-26.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009. 198 p.
GUERRA, Paula; OLIVEIRA, Ana; SOUSA, Sofia. Um requiem pelas músicas queperdemos: percursos com paragens pelos impactos da pandemia na produção musical independente em Portugal. O Público e o Privado, [s. l.], v. 19, n. 38, p. 171-198, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.52521/19.4220. Acesso em: 15 maio 2023.
HAGMANN, Lee; MOECKLI, Laura; OTTOMANO, Vincenzina C.; SCHARRER, Margret (ed.). Musik in Krisenzeiten: Pandemien. Schweizer Jahrbuch für Musikwissenschaft, Hochschulstrasse, v. 39, dez. 2022. Disponível em: https://bop.unibe.ch/SJM. Acesso em: 15 maio 2023.
HANSEN, Niels Chr.; WALD-FUHRMANN, Melanie; DAVIDSON, Jane Whitfield (ed.). Social convergence in times of spatial distancing: the role of music during the COVID-19 pandemic. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 11, [jan./dez.] 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/research-topics/14089/social-convergence-in-timesof-spatial-distancing-the-role-of-music-during-the-covid-19-pandemic#overview. Acesso em: 15 maio 2023.
HOWARD, Frances; BENNET, Andy; GREEN, Ben; GUERRA, Paula; SOUSA, Sofia; SOFIJA, Ernesta. “It’s turned me from a professional to a ‘bedroom DJ’ once again”: COVID-19 and new forms of inequality for young music-makers. YOUNG, [s. l.], v. 29, n. 4, p. 417-432, set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1103308821998542. Acesso em: 15 maio 2023.
KHLYSTOVA, Olena; KALYUZHNOVA, Yelena; BELITSKI, Maksim. The impact of the COVID-19 pandemic on the creative industries: a literature review and future research agenda. Journal of Business Research, [s. l.], v. 139, p. 1192-1210, fev. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.09.062. Acesso em: 15 maio 2023.
MCLEESE, Don. Mayday music: response and renewal amid the pandemic lockdown. Rock Music Studies, [s. l.], v. 8. n. 1, p. 7-25, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19401159.2020.1852774. Acesso em: 15 maio 2023.
MESSICK, Kyle. J. Music industry in crisis: the impact of a novel coronavirus on touring metal bands, promoters, and venues. In: BOZKURT, Veysel; DAWES, Glenn; GÜLERCE, Hakan; WESTENBROEK, Patricia. (ed.). The Societal Impacts of COVID-19: a transnational perspective. Istanbul: Istanbul University Press, 2021. p. 83-98. Disponível em: https://doi.org/10.26650/B/SS49.2021.006.07. Acesso em: 15 maio 2023.
NICHOLLS, David. Avant-garde and experimental music. In: NICHOLLS, David. (ed.). The Cambridge History of American Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 517-534.
NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. London: Cambridge University Press, 1999.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2005.
RODRIGUES, Paulo Maria. [Entrevista concedida a] Helena Marinho. [S. l.], 17 dez. 2020. Via Zoom®.
RENDELL, J. Staying in, rocking out: online live music portal shows during the coronavirus pandemic. Convergence, [s. l.], v. 27, n. 4, p. 1092-1111, ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1354856520976451. Acesso em: 15 maio 2023.
SAUNDERS, James. Introduction. In: SAUNDERS, James (ed.). The Ashgate Research Companion to Experimental Music. London: Routledge, 2016. p. 1-4.
SEMATI, Mehdi; BEHROOZI, Nima. Paradoxes of gender, technology, and the pandemic in the Iranian music industry. Popular Music and Society, [s. l.], v. 44, n. 1. p. 1-13, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03007766.2020.1848015. Acesso em: 15 maio 2023.
VÁRADI, Judit. New possibilities in cultural consumption. The effect of the global pandemic on listening to music. Central European Journal of Educational Research, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 1-15, abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37441/CEJER/2021/3/1/9345.Acesso em: 15 maio 2023.
WAHID, A. G. A. Marketing communication adaptation in music industry in Indonesia amidst the Covid19 pandemic: a case study of independent musicians. KOMUNIKA, [s. l.], v. 4, n. 2, dez. 2021. p. 137-149. Disponível em: https://doi.org/10.24042/komunika.v4i2.10256. Acesso em: 15 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luís Bittencourt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
 
							




 Este site está licenciado sob uma licença
 Este site está licenciado sob uma licença 