Figuras retórico-musicais no Te Deum de Luís Álvares Pinto

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530405032020124

Mots-clés :

Luís Álvares Pinto, Retórica, Música, Te deum

Résumé

A retórica tem seu nascimento e desenvolvimento na Grécia e posteriormente em Roma, alcançando toda a Europa no final da Antiguidade e se estendendo ao medievo, contribuindo para o enriquecimento de várias esferas do conhecimento humano, bem como da música. O contato entre as duas artes se dá, a partir do século XVI por meio dos tratados que vão desde compositores alemães, franceses, italianos, até os portugueses, chegando então, aos músicos brasileiros estudantes na metrópole, o conhecimento consciente da utilização de elementos e técnicas que estabelecem, entre outras possibilidades, uma maior aderência junto à plateia. Situado neste quadro está Luís Álvares Pinto, compositor e professor brasileiro que, por meio de seu contato com os estudos humanísticos, trouxe à sua obra Te deum Laudamus possíveis figuras de elocução que caracterizam a aplicabilidade da retórica em sua música.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Denise Lima Santiago Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo – (UFES). Mestra em Letras - Linguagens e Representações - (UESC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos da UFES (NELM). 

Mónica Vermes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bacharel em Música (Composição e Regência) pelo IA-Unesp (1988), Mestre em Artes (Música) pela mesma universidade (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Realizou um estágio de pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP (2004-2005) e um segundo estágio no Instituto de Artes - Unesp (2012-2015). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona as disciplinas de história da música na graduação e atua nos programas de pós-graduação em Letras (PPGL) e em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM). Musicóloga, dedica-se principalmente aos seguintes temas: música brasileira dos séculos XIX e XX, romantismo musical, circuitos musicais no Rio de Janeiro da Belle Époque, crítica musical, cenário musical de Vitória - ES nos séculos XX e XXI. É líder do Grupo de Pesquisa NELM - Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos. Pesquisadora do NOMOS - Núcleo de Musicologia Social (IA - Unesp), Pesquisadora do Labelle - Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (Uerj), Pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História e Música (História - Unesp). Membro da Diretoria da IASPM-AL (Associação Internacional para Estudo da Música Popular - América Latina) - 2016-2018. Bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional (2016-2017). Membro do Comitê Acadêmico da Music Criticism Network. (Fonte: Currículo Lattes)

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Leni Ribeiro Leite é graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Pós-Doutoramento no ano acadêmico 2013-2014 na University of Kentucky, junto ao Institutum Studiis Latinis Provehendis. É professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Espírito Santo, credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) pelo CNPq. Atua principalmente na área de Estudos Clássicos, nos seguintes temas: lírica latina, Marcial, epigrama, Estácio, recepção do clássico, representação e ensino de latim

Références

ABM. Academia Brasileira de Música. Luís Álvares Pinto. Disponível em: http://www.abmusica.org.br/academico.php?n=luiz-alvares-pinto&id=58. Acesso em: 08 de outubro de 2018.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. 2. Ed. Lisboa: Casa da Moeda, 2005.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in Germany Barroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BARTHES, Roland. A retórica antiga. In: COHEN, Jean et al. Pesquisas de retórica. Tradução Leda Pinto Mafra Iruzun. Petrópolis: Vozes, 1975, p. 147-232.

BURMEISTER, Joachim. Musica poetica. Rostok: S.Myliander, 1606. In: BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in Germany Barroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BOÉCIO. De Instituione Musica, livro 1. Tradução de Carolina Parizzi Castanheira. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

CASTAGNA, Paulo. Apostila do curso de História da Música Brasileira. São Paulo: UNESP, 2003.

CANO, Rubén Lopez. Música y retórica: encuentro y desencuentros de la música y el lenguaje. Revista Eufonia. Didáctica de la música 43, p. 87-99, 2008.

COELHO, Maria Cecília de Miranda Nogueira. Retórica, filosofia e lógica: verdade como construção discursiva em Górgias. In: ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó; FLORES JÚNIOR, Olimar; MARTINHO, Marcos (org). Ensaios de Retórica Antiga. Belo Horizonte: Tessitura, 2010. p. 27-55.

CROWL, Harry. A música no Brasil Colonial anterior à chegada da Corte de D. João VI. Ministério das Relações Exteriores: Revista Textos do Brasil, edição 12, 2012, p. 22-31.

GOLOMB, Uri. Keys to the performance of Baroque Music. Goldberg Early Music Magazine, v. 51, 2008. Disponível em: http://www.bach-cantatas.com /Articles/Rhetorical-Performance-Golomb.pdf. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

GUTJAHR, Simone; HOLLER, Marcos. Um Te Deum em Desterro no Século XIX. Revista Música Hodie, Goiânia, v.13, n.2, 2013, p. 67-77.

HABINEK, Thomas. Ancient rhetoric and oratory. Malden: Blackwell, 2005.

HANSEN, João Adolfo. Instituição retórica, técnica retórica, discurso. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 20, n.33, jul/dez, 2013, p. 11-46.

KIRCHER, Athanasius. Musurgia Universalis sive ars magna consoni et dissoni. Rome, 1650. In: BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in Germany Barroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

LUCAS, Mônica. Retórica e estética na música no século XVIII. Revista ArtCultura, Uberlândia, v.9, n.14, p. 223-234, jan-jun, 2007.

MANNIS, Guilherme Daniel B. Introdução a História do baixo contínuo. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. 2005. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Mannis-Introducao_Historia_Continuo.pdf. Acesso em 27 de novembro de 2018

MAZZA, José. Dicionário Biográfico de músicos portugueses. Lisboa: Editorial Império, 1944/45. Disponível em: http://purl.pt/773/. Acesso em 12 de novembro de 2018.

MERSIOVSKY, Gertrud. Organo pleno e retórica musical nos prelúdios e fugas de Johann Sebastian Bach. Rio de Janeiro: Dois passos, 2005.

PLATÃO. A República. Trad. Carlos Alberto Nunes. 3ª.ed. Belém: Edufpa, 2017.

PAIXÃO, Ana Margarida Madeira Minhós. Retórica e técnicas de escrita literária e musical em Portugal entre os séculos XVII-XIX. Tese de Doutorado em Literatura comparada. Programa em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008.

PINTO, Luís Álvares. Diccionário Pueril para o uso dos meninos, ou dos que principião o ABC, e a soletrar dicções, 1784 apud RÖHL, Alexandre Cerqueira de Oliveira. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII. Tese de doutorado. UNESP, 2016.

QUINTILIANO, Marcos Fábio. Instituição oratória. Tradução e notas: Bruno Fregni Bassetto. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.

RÖHL, Alexandre Cerqueira de Oliveira. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII. Tese de doutorado. UNESP, 2016.

SALTARELLI, Thiago. Imitação, emulação, modelos e glosas: o paradigma da mímesis na literatura dos séculos XVI, XVII e XVIII. Aletria: Revista de Estudos de literatura, UFMG, v.19, n. especial, jul-dez., 2009. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1517/1613. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

TEIXEIRA, William; FERRAZ, Silvio. Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. IX, n. 16, jan-abr., 2015, pp. 116-133. Disponível em: http://revistaviso.com.br/pdf/Viso_16_WilliamTeixeira_SilvioFerraz.pdf. Acesso em 08 de janeiro de 2019.

VERSOLATO, Júlio; KERR, Dorotea Machado. A teoria e a análise musical sob o influxo da retórica no período Barroco. Revista Per Musi, Belo Horizonte: UFMG, n.17, 2008, p. 64-68.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Téléchargements

Publiée

2020-12-16

Comment citer

FIGUEIREDO, Denise Lima Santiago; VERMES, Mónica; LEITE, Leni Ribeiro. Figuras retórico-musicais no Te Deum de Luís Álvares Pinto. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020124. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17620. Acesso em: 18 juill. 2024.