Rhetoric-Musical Figures aspects in the Te Deum by Luís Álvares Pinto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020124

Keywords:

Rhetoric, Music, Luís Álvares Pinto, Te deum

Abstract

Rhetoric has its birth and development in Greece and later in Rome, reaching all of Europe at the end of Antiquity and extending to the Middle Ages, contributing to the enrichment of various spheres of human knowledge, as well as music. The contact between the two arts takes place, from the 16th century through treaties ranging from German, French, Italian, and Portuguese composers, reaching then, to Brazilian musicians students in the metropolis, the conscious knowledge of the use of elements and techniques that establish, among other possibilities, greater adherence to the audience. Located in this framework is Luís Álvares Pinto, Brazilian composer and teacher who, through his contact with humanistic studies, brought to his work Te deum Laudamus possible figures that characterize the applicability of rhetoric in his music.

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Author Biographies

Denise Lima Santiago Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo – (UFES). Mestra em Letras - Linguagens e Representações - (UESC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos da UFES (NELM). 

Mónica Vermes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bacharel em Música (Composição e Regência) pelo IA-Unesp (1988), Mestre em Artes (Música) pela mesma universidade (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Realizou um estágio de pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP (2004-2005) e um segundo estágio no Instituto de Artes - Unesp (2012-2015). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona as disciplinas de história da música na graduação e atua nos programas de pós-graduação em Letras (PPGL) e em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM). Musicóloga, dedica-se principalmente aos seguintes temas: música brasileira dos séculos XIX e XX, romantismo musical, circuitos musicais no Rio de Janeiro da Belle Époque, crítica musical, cenário musical de Vitória - ES nos séculos XX e XXI. É líder do Grupo de Pesquisa NELM - Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos. Pesquisadora do NOMOS - Núcleo de Musicologia Social (IA - Unesp), Pesquisadora do Labelle - Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (Uerj), Pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História e Música (História - Unesp). Membro da Diretoria da IASPM-AL (Associação Internacional para Estudo da Música Popular - América Latina) - 2016-2018. Bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional (2016-2017). Membro do Comitê Acadêmico da Music Criticism Network. (Fonte: Currículo Lattes)

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Leni Ribeiro Leite é graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Pós-Doutoramento no ano acadêmico 2013-2014 na University of Kentucky, junto ao Institutum Studiis Latinis Provehendis. É professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Espírito Santo, credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) pelo CNPq. Atua principalmente na área de Estudos Clássicos, nos seguintes temas: lírica latina, Marcial, epigrama, Estácio, recepção do clássico, representação e ensino de latim

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Published

2020-12-16

How to Cite

FIGUEIREDO, Denise Lima Santiago; VERMES, Mónica; LEITE, Leni Ribeiro. Rhetoric-Musical Figures aspects in the Te Deum by Luís Álvares Pinto. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020124. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17620. Acesso em: 23 nov. 2024.