Rhetoric-Musical Figures aspects in the Te Deum by Luís Álvares Pinto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020124

Keywords:

Rhetoric, Music, Luís Álvares Pinto, Te deum

Abstract

Rhetoric has its birth and development in Greece and later in Rome, reaching all of Europe at the end of Antiquity and extending to the Middle Ages, contributing to the enrichment of various spheres of human knowledge, as well as music. The contact between the two arts takes place, from the 16th century through treaties ranging from German, French, Italian, and Portuguese composers, reaching then, to Brazilian musicians students in the metropolis, the conscious knowledge of the use of elements and techniques that establish, among other possibilities, greater adherence to the audience. Located in this framework is Luís Álvares Pinto, Brazilian composer and teacher who, through his contact with humanistic studies, brought to his work Te deum Laudamus possible figures that characterize the applicability of rhetoric in his music.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Lima Santiago Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo – (UFES). Mestra em Letras - Linguagens e Representações - (UESC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos da UFES (NELM). 

Mónica Vermes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Bacharel em Música (Composição e Regência) pelo IA-Unesp (1988), Mestre em Artes (Música) pela mesma universidade (1996) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Realizou um estágio de pós-doutorado no Departamento de Música da ECA/USP (2004-2005) e um segundo estágio no Instituto de Artes - Unesp (2012-2015). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona as disciplinas de história da música na graduação e atua nos programas de pós-graduação em Letras (PPGL) e em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM). Musicóloga, dedica-se principalmente aos seguintes temas: música brasileira dos séculos XIX e XX, romantismo musical, circuitos musicais no Rio de Janeiro da Belle Époque, crítica musical, cenário musical de Vitória - ES nos séculos XX e XXI. É líder do Grupo de Pesquisa NELM - Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos. Pesquisadora do NOMOS - Núcleo de Musicologia Social (IA - Unesp), Pesquisadora do Labelle - Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque (Uerj), Pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero, Corpo e Música (UFRGS), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História e Música (História - Unesp). Membro da Diretoria da IASPM-AL (Associação Internacional para Estudo da Música Popular - América Latina) - 2016-2018. Bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional (2016-2017). Membro do Comitê Acadêmico da Music Criticism Network. (Fonte: Currículo Lattes)

Leni Ribeiro Leite, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Leni Ribeiro Leite é graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Fez Pós-Doutoramento no ano acadêmico 2013-2014 na University of Kentucky, junto ao Institutum Studiis Latinis Provehendis. É professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Espírito Santo, credenciada como permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) pelo CNPq. Atua principalmente na área de Estudos Clássicos, nos seguintes temas: lírica latina, Marcial, epigrama, Estácio, recepção do clássico, representação e ensino de latim

References

ABM. Academia Brasileira de Música. Luís Álvares Pinto. Disponível em: http://www.abmusica.org.br/academico.php?n=luiz-alvares-pinto&id=58. Acesso em: 08 de outubro de 2018.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. 2. Ed. Lisboa: Casa da Moeda, 2005.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in Germany Barroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BARTHES, Roland. A retórica antiga. In: COHEN, Jean et al. Pesquisas de retórica. Tradução Leda Pinto Mafra Iruzun. Petrópolis: Vozes, 1975, p. 147-232.

BURMEISTER, Joachim. Musica poetica. Rostok: S.Myliander, 1606. In: BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in Germany Barroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BOÉCIO. De Instituione Musica, livro 1. Tradução de Carolina Parizzi Castanheira. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

CASTAGNA, Paulo. Apostila do curso de História da Música Brasileira. São Paulo: UNESP, 2003.

CANO, Rubén Lopez. Música y retórica: encuentro y desencuentros de la música y el lenguaje. Revista Eufonia. Didáctica de la música 43, p. 87-99, 2008.

COELHO, Maria Cecília de Miranda Nogueira. Retórica, filosofia e lógica: verdade como construção discursiva em Górgias. In: ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó; FLORES JÚNIOR, Olimar; MARTINHO, Marcos (org). Ensaios de Retórica Antiga. Belo Horizonte: Tessitura, 2010. p. 27-55.

CROWL, Harry. A música no Brasil Colonial anterior à chegada da Corte de D. João VI. Ministério das Relações Exteriores: Revista Textos do Brasil, edição 12, 2012, p. 22-31.

GOLOMB, Uri. Keys to the performance of Baroque Music. Goldberg Early Music Magazine, v. 51, 2008. Disponível em: http://www.bach-cantatas.com /Articles/Rhetorical-Performance-Golomb.pdf. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

GUTJAHR, Simone; HOLLER, Marcos. Um Te Deum em Desterro no Século XIX. Revista Música Hodie, Goiânia, v.13, n.2, 2013, p. 67-77.

HABINEK, Thomas. Ancient rhetoric and oratory. Malden: Blackwell, 2005.

HANSEN, João Adolfo. Instituição retórica, técnica retórica, discurso. Revista Matraga, Rio de Janeiro, v. 20, n.33, jul/dez, 2013, p. 11-46.

KIRCHER, Athanasius. Musurgia Universalis sive ars magna consoni et dissoni. Rome, 1650. In: BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in Germany Barroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

LUCAS, Mônica. Retórica e estética na música no século XVIII. Revista ArtCultura, Uberlândia, v.9, n.14, p. 223-234, jan-jun, 2007.

MANNIS, Guilherme Daniel B. Introdução a História do baixo contínuo. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. 2005. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Mannis-Introducao_Historia_Continuo.pdf. Acesso em 27 de novembro de 2018

MAZZA, José. Dicionário Biográfico de músicos portugueses. Lisboa: Editorial Império, 1944/45. Disponível em: http://purl.pt/773/. Acesso em 12 de novembro de 2018.

MERSIOVSKY, Gertrud. Organo pleno e retórica musical nos prelúdios e fugas de Johann Sebastian Bach. Rio de Janeiro: Dois passos, 2005.

PLATÃO. A República. Trad. Carlos Alberto Nunes. 3ª.ed. Belém: Edufpa, 2017.

PAIXÃO, Ana Margarida Madeira Minhós. Retórica e técnicas de escrita literária e musical em Portugal entre os séculos XVII-XIX. Tese de Doutorado em Literatura comparada. Programa em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008.

PINTO, Luís Álvares. Diccionário Pueril para o uso dos meninos, ou dos que principião o ABC, e a soletrar dicções, 1784 apud RÖHL, Alexandre Cerqueira de Oliveira. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII. Tese de doutorado. UNESP, 2016.

QUINTILIANO, Marcos Fábio. Instituição oratória. Tradução e notas: Bruno Fregni Bassetto. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.

RÖHL, Alexandre Cerqueira de Oliveira. O Solfejo Heptacórdico de Luís Álvares Pinto e a Teoria Musical Luso-Brasileira do século XVIII. Tese de doutorado. UNESP, 2016.

SALTARELLI, Thiago. Imitação, emulação, modelos e glosas: o paradigma da mímesis na literatura dos séculos XVI, XVII e XVIII. Aletria: Revista de Estudos de literatura, UFMG, v.19, n. especial, jul-dez., 2009. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1517/1613. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

TEIXEIRA, William; FERRAZ, Silvio. Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. IX, n. 16, jan-abr., 2015, pp. 116-133. Disponível em: http://revistaviso.com.br/pdf/Viso_16_WilliamTeixeira_SilvioFerraz.pdf. Acesso em 08 de janeiro de 2019.

VERSOLATO, Júlio; KERR, Dorotea Machado. A teoria e a análise musical sob o influxo da retórica no período Barroco. Revista Per Musi, Belo Horizonte: UFMG, n.17, 2008, p. 64-68.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Published

2020-12-16

How to Cite

FIGUEIREDO, Denise Lima Santiago; VERMES, Mónica; LEITE, Leni Ribeiro. Rhetoric-Musical Figures aspects in the Te Deum by Luís Álvares Pinto. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.5965/2525530405032020124. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17620. Acesso em: 18 jul. 2024.