Concepção, formulação, e escrita em Os pássaros do delta do Jacuí
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530405012020155Mots-clés :
Tempo não linear, canto de pássaros, Orchids, escrita musicalRésumé
Desde a concepção inicial até a escrita musical, existem muitos caminhos possíveis, alguns combinam técnicas originais com as de compositores renomados. Este artigo mostra como uma composição musical foi estabelecida derivando a matéria--prima obtida pela análise do canto dos pássaros, sua elaboração e as implicações na questão do tempo. Para entender como funciona, será realizada uma análise da peça Os pássaros no Delta do Jacuí, buscando
os aspectos relacionados à poética, além de técnicas composicionais, com o auxílio de referências teóricas.
Téléchargements
Références
BAILLET, Jérome. Flèche du temps et processus dans les musiques après 1965. In: LÉVY, Fabien (org.). Les écritures du temps. Paris: L’Hartmattan, 2001.
BENITEZ, Vincent. Olivier Messiaen, a research and information guide. New York: Routledge, 2008.
CRUMB, George. Makrokosmos vol. I. Piano. New York: Peters, 1973. 1 Partitura.
DE LA MOTTE, Diether. Harmonielehre. Kassel: Bärenreiter, 2009.
FALLON, Robert. Messiaen Perspectives 1: Sources and Influences. Farnham: Ashgate, 2013.
FERRAZ, Silvio. Música e Repetição. São Paulo: Sete Letras, 1998.
FERRAZ, Silvio. Notas do caderno amarelo. Campinas: Unicamp, 2007.
HERVÉ, Jean-Luc. Musique contemporaine: une solution de continuité. In: COHENJOHNSON, Robert Sherlaw. Birdsong. In: HILL, Peter (ed.). The Messiaen Companion. London: [s. n.], 1995.
LÉVINAS, Danielle (org.). La création après la musique contemporaine. Paris: L’Harmattan, 1999.
MANOURY, Philippe. L’invention de la musique. Paris: Fayard, 2017.
MESSIAEN, Olivier. Chronochromie. Paris: Alphonse Leduc, 1960.
MESSIAEN, Olivier; WATTS, Harriett. Canyons, Colours and Birds: An Interview with Olivier Messiaen. Tempo, Mar., 1979, New Series, No. 128 (Mar., 1979), pp. 2-8
MOREIRA, Adriana. Olivier Messiaen: inter-relação entre conjuntos, textura, rítmica e
movimento em peças para piano. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em
Música, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
ROSSETTI, Danilo. Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação de forma: uma abordagem analítica e composicional. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
SOUVTCHINSKY, Pierre. Igor Stravinsky, la notion du temps et la musique. Revue Musicale, Paris, v. 20, n. 191, p. 70-80, 1939.
STOÏANOVA, Ivanka. Geste, texte, musique. Paris: Union Général d’Editions, 1975.
TREMBLAY, Giles. Oiseau-nature, Messiaen, musique. Cahiers canadiens de musique (Spring-Summer 1970): p.15-40
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés ORFEU 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .