O curso de Composição Dodecafônica de Willy Corrêa de Oliveira e seu potencial para o enfrentamento do ensino da criação musical em nosso tempo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0107

Palabras clave:

composição musical, educação musical, linguagem musical, história da música

Resumen

Ilustrando as ações pedagógicas de Willy Corrêa de Oliveira em dois momentos de sua trajetória como professor –em sua atuação na Escola de Comunicação e Artes, da USP, e posteriormente à sua aposentadoria –, o presente texto discute as dificuldades inerentes ao ensino da composição nos dias de hoje, tal como enfrentadas por Willy nestes dois momentos, dada a ausência de linguagem comum compartilhada na música erudita em nossa época. Tem-se, então, como ponto de maior interesse, a apresentação da estratégiapedagógica proposta pelo professor em seu Curso de Composição Dodecafônica (inédito, concluído em 2022). Como materiais e metodologia, recorre-se à produção ensaística do compositor e a entrevistas cedidas por ele para a realização do presente trabalho, a partir das quais é possível extrair as diretrizes pedagógicas que circundamo objeto de estudo. O trabalho, em sua atual etapa, conclui que o Curso de Composição Dodecafônicatem, em seu plano de elaboração, o potencial de conduzir os estudantes pelo processo de aprendizagem da composição musical considerando uma visão da prática da música erudita nos dias de hoje, baseada na busca pela criação, em detrimento da repetição de modelos do passado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raphael de Lima Puccini, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Cursa o doutorado em música na área de especialidade Análise Musical, no Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP. Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Música pelo Instituto de Artes da UNESP. Entre 2020 e 2022 realizou e curso de Licenciatura em Música pelo Instituto de Artes da UNESP.

Maurício Funcia de Bonis, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Compositor e pianista, é Professor Adjunto (Livre-Docente) e Coordenador dos Cursos de Música no Instituto de Artes da UNESP. Bacharel em Música com Habilitação em Composição (sob orientação de Willy Corrêa de Oliveira), Mestre e Doutor em Música pela Universidade de São Paulo.

Citas

BOULEZ, P. Relevés d’apprenti: textes réunis et présentés par Paule Thévenin. Paris: Seuil, 1966.

DE BONIS, M. F. Entrevista cedida a Raphael de Lima Puccini. São Paulo, maio. 2019.

DE BONIS, M. F. Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Henri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015.

EISLER, H. A rebel in music: selected writings. Traduzido por Marjorie Meyer. London: Kahn & Averill, 1999. 223 p.

HAUSER, A. Introducción a la historia del arte. Madrid: Guadarrama, 1961.

LEIBOWITZ, R. Schoenberg and his school: the contemporary stage of the language of music. 2. reimpressão. Tradução de Dika Newlin. New York: Da Capo Press, 1979.

OLIVEIRA, W. C. Música: a forma ABA – linguagem e memória. Acta semiotica et linguística,

São Paulo: Sociedade brasileira de professores de linguística, v.1 n.1, p.83-98, 1977.

OLIVEIRA, W. C. Ângulos hipóteses hipotenusas. São Paulo, 2016. Texto. 10 páginas. Não publicado.

OLIVEIRA, W. C. Caderno de Ensaios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019a. 102 p.

OLIVEIRA, W. C. Caderno de Pânico. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019b. 102 p.

OLIVEIRA, W. C. Caderno do Princípio e do Fim. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019c. 60 p.

OLIVEIRA, W. C. Entrevista cedida a Raphael de Lima Puccini. São Paulo, maio. 2019d.

PUCCINI, R. L. Willy Corrêa de Oliveira como professor: estudo sobre seu projeto pedagógico de ensino da composição musical: da virada do século XXI até os dias atuais. São Paulo, 2019. 324 f.: il. + anexos. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/c42b237b-8280-4825-892c-f663396427d6 Acesso em 11 jun. 2024.

RILKE, R. M. Cartas a um jovem poeta. Tradução de Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&PM, 2009. 96 p.

SCHLOEZER, B. Igor Stravinsky. Éditions Claude Aveline: Paris, 1929.

SCHOENBERG, A. Fundamentals of musical composition. Londres: Faber and Faber, 1967.

Publicado

2025-08-05

Cómo citar

PUCCINI, Raphael de Lima; BONIS, Maurício Funcia de. O curso de Composição Dodecafônica de Willy Corrêa de Oliveira e seu potencial para o enfrentamento do ensino da criação musical em nosso tempo. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0107, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/26909. Acesso em: 19 sep. 2025.