A tradução para o "violonês": o processo de elaboração das transcrições e dos arranjos do álbum Ian Guest – Música para Violão
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0208Palabras clave:
Ian Guest, violão brasileiro, transcrição, arranjo, traduçãoResumen
Esta pesquisa apresenta uma visão dos bastidores da edição do álbum Ian Guest – Música para Violão, publicado em 2021 pelo Acervo Violão Brasileiro, tendo como foco o processo de adaptação das composições para violão. Ian Guest (1940-2022) teve uma participação significativa na história da música brasileira como compositor, diretor musical, arranjador e educador. Seu nome é bastante familiar por seus métodos de harmonia e arranjo, um material que há décadas vem dando suporte à formação de diversos músicos. Sua produção como compositor, entretanto, não é tão conhecida, ganhando mais visibilidade apenas recentemente por meio da publicação de seu Songbook (2019c), pela Vitale, e do lançamento de seu único disco autoral, HEMATHACAMA – Aventura de Lápis e Borracha (2021g). Mas seu catálogo, que tem início na década de 1960, reúne um número expressivo de obras, incluindo peças originais para violão, canções e música de câmara, revelando a pluralidade de uma intensa vivência musical. Assim, da mesma forma que o húngaro János Geszti precisou traduzir seu idioma nativo quando chegou ao Brasil, em 1957, sua música passou por algo similar ao ser transportada para o violão. Esse processo de reelaboração musical, realizado em parceria com o compositor, será descrito a seguir com base em peças selecionadas que integram o álbum de partituras.
Descargas
Citas
ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a Gênese do Arranjo Musical Brasileiro (1929 a 1935). Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, Rio de Janeiro, 2001.
BARBEITAS, Flávio. Reflexões sobre a prática da transcrição: as suas relações com a interpretação na música e na poesia. Per Musi, Belo Horizonte, v. 1, 2000, p. 89-97.
BRITTO, Paulo Henriques. A tradução literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
GROVE, George. A Dictionary of Music and Musicians. Londres: Macmillan, 1879.
GUEST, Ian. 16 Estudos para Piano. Rio de Janeiro: Lumiar, 2000.
GUEST, Ian. A Ti [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 20 mar. 2022a.
GUEST, Ian. A Ti. Voz e piano. Rio de Janeiro, 1969. 1 partitura.
GUEST, Ian. Águas Paradas [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 08 abr. 2021a.
GUEST, Ian. Águas paradas. Piano. Rio de Janeiro, 1972a. 1 partitura. Acervo Waltel Branco.
GUEST, Ian. Águas paradas. Violão. Rio de Janeiro, 1972b. 1 partitura. Acervo Waltel Branco.
GUEST, Ian. Corrente para duo de violões [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 30 mar. 2021b.
GUEST, Ian. Corrente. Itaipava, 1973. 1 partitura.
GUEST, Ian. Diminuta Jornada para Oriente [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 28 jun. 2021c.
GUEST, Ian. Diminuta Jornada para Oriente [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 29 jun. 2021d.
GUEST, Ian. Diminuta jornada para Oriente. Parte B violão. Tiradentes, 2021e. 1 partitura.
GUEST, Ian. Diminuta jornada para Oriente. Tiradentes, 2019a. 1 partitura.
GUEST, Ian. É Bom Chegar a Mariana [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 26 jul. 2021f.
GUEST, Ian. É sempre amanhecer para quem caminha em direção ao pôr-do-sol. Tiradentes, 2018. 1 partitura.
GUEST, Ian. Gravação Pombos e Sinos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 12 mar. 2022b.
GUEST, Ian. Gravação Pombos e Sinos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 14 mar. 2022c.
GUEST, Ian. HEMATHACAMA – Aventura de Lápis e Borracha: Música Popular Camerística. São Paulo: Tratore, 2021g. 1 CD (51 min).
GUEST, Ian. Lago Puelo [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 20 abr. 2021h.
GUEST, Ian. Lago Puelo [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 21 abr. 2021i.
GUEST, Ian. Lago Puelo [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 21 jun. 2021j.
GUEST, Ian. Lago Puelo. Parte D violão. Tiradentes, 2021k. 1 partitura.
GUEST, Ian. Lago Puelo. Tiradentes, 2019b. 1 partitura.
GUEST, Ian. Mea culpa [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 30 jun. 2021l.
GUEST, Ian. Música para Violão. Ed. Luciano Lima. São Paulo: Acervo Violão Brasileiro, 2021m.
GUEST, Ian. Passacaglia dúvida [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 01 mar. 2022d.
GUEST, Ian. Placa 0398 [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 08 jul. 2021n.
GUEST, Ian. Placa 0398 [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 10 jul. 2021o.
GUEST, Ian. Placa 0398 [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 09 jul. 2021p.
GUEST, Ian. Pombos e Sinos [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 06 jun. 2021q.
GUEST, Ian. Pombos e sinos. Kecskemét, 2001. 1 partitura.
GUEST, Ian. Projeto para o texto da introdução [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 14 jun. 2021r.
GUEST, Ian. Renovando as Considerações [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 17 jul. 2021s.
GUEST, Ian. Renovando as considerações. Mariana, 2002. 1 partitura.
GUEST, Ian. Renovando as considerações. Tiradentes, 2021t. Trecho violão. 1 partitura.
GUEST, Ian. Rodapé [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 12 jun. 2021u.
GUEST, Ian. Simetria [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: limaviolao@gmail.com. 11 mar. 2021v.
GUEST, Ian. Songbook Ian Guest. São Paulo: Vitale, 2019c.
LAGO PUELO. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/06/Puelo_Lake.jpg. Acesso em: 31 jan. 2023.
Maestro Geszti fica na UA e diz porque [sic] gosta de Manaus. Jornal do Comércio, Manaus, 24 out. 1976. Caderno 2, p. 5.
MORAIS, Luciano César. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão. Dissertação (Mestrado em Música). USP, São Paulo, 2007.
PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. Tese (Doutorado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
RODRIGUES, Pedro Agostinho Figueiredo. Para uma sistematização do método transcricional guitarrístico. Tese (Doutorado em Música) – Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2011.
VALE, Victor Melo. A Tradutibilidade do Sentido: o processo de transcrição musical. Tese (Doutorado em música). UFMG, Belo Horizonte, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciano Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.