Deficiência e capacitismo: o ensino e a aprendizagem musical a partir de práticas pedagógicas anticapacitistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0114

Palabras clave:

deficiência, capacitismo, ensino e aprendizagem musical, práticas pedagógicas anticapacitistas

Resumen

Este texto é parte dos estudos de um doutorado em andamento, cuja temática central é a inclusão de estudantes com deficiências e transtornos em contexto de ensino e aprendizagem musical. O objetivo específico deste texto é considerar os modelos de compreensão da deficiência e levantar discussões sobre o capacitismo, entendendo este como uma forma de violência. Para atender a este propósito, o texto foi elaborado na forma de um ensaio, sob o aporte teórico de autoras do campo como Débora Diniz, Marivete Gesser, Isabel Maior e Juliana Segalla. Na seção final, são trazidos alguns exemplos de práticas pedagógicas realizadas por uma das autoras. Conclui-se que para pensar no desenvolvimento de um contexto de ensino e aprendizagem musical com práticas pedagógicas anticapacitistas, é preciso estarmos dispostos a construir uma pedagogia transformadora que esteja alicerçada na flexibilidade, na criatividade, no respeito pela diversidade, na transformação da consciência e no combate às violências cotidianas. Acreditamos que pensar em uma sala de aula de música com práticas pedagógicas anticapacitistas envolve antes de tudo estarmos dispostos a construir uma pedagogia transformadora que esteja alicerçada no respeito pela diversidade.

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Biografía del autor/a

Silvia Garcia Sobreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Regência pela UFRJ (1988), Mestrado em Música e Educação pela UNIRIO (2002) e Doutorado em Educação pela UFRJ (2012). É professora do curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, também fazendo parte do corpo docente da Pós-Graduação em Música desta universidade. Desde 1992 desenvolve experiências com adultos desafinados. Em 2002 publicou seu primeiro livro (Musimed), fruto de seu mestrado, tendo como tema a desafinação vocal. Em 2003 foi organizadora de um livro (Musimed) sobre a temática do canto escolar. Em 2017, a partir de pesquisa realizada durante pós-doutoramento em Londres, sob a supervisão de Graham Welch, organizou o livro "Se você disser que eu desafino...", financiado pela Society for Education, Music and Psychology Research (SEMPRE), o que possibilitou que a publicação fosse disponibilizada gratuitamente no site do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO). Entre maio de 2019 e maio de 2020 esteve em Colaboração Técnica com a UFPB, período no qual foi possível desenvolver estudos junto ao Grupo de Estudos Música Cultura e Educação, coordenado pela professora Dra Maura Penna. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa(agosto de 2020), da Câmera de Pesquisa e Conselheira do CONSEPE da UNIRIO (julho de 2021). Email para contato: silvia.sobreira@unirio.br .

Citas

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Publicado

2023-10-25

Cómo citar

FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; SOBREIRA, Silvia Garcia. Deficiência e capacitismo: o ensino e a aprendizagem musical a partir de práticas pedagógicas anticapacitistas. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0114, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23744. Acesso em: 22 nov. 2024.