Resenha: Piano.Pérolas: quem brinca já chegou!
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0301Palabras clave:
Pedagogia do Piano, Ensino por Imitação, Iniciação ao pianoResumen
O livro “Piano.Pérolas: Quem brinca já chegou!”, de autoria das professoras, pianistas e compositoras Carla Reis e Liliana Botelho, foi lançado em 2019. O material é composto por 18 obras autorais para iniciantes, pautadas no ensino por imitação, de modo que a leitura musical é considerada como um dos aspectos a serem abordados no processo do ensino de um instrumento musical. Nesta direção, o livro traz subsídios pedagógico-musicais que contemplam, por exemplo, a topografia do teclado, a aquisição da técnica, a exploração sonora, a criatividade e a compreensão de elementos de estruturação musical. A proposta traz peças em solo e duos e disponibiliza a gravação das mesmas em um canal do Youtube. O material se constitui em uma possibilidade prática e viável que considera as demandas reais do ensino do piano no século XXI, oferecendo um caminho que contempla a performance e a criação musical.
Descargas
Citas
BARROS FILHO, Eduardo Dias de. Relato de Experiência sobre o processo de produção do livro “Pianíssimo – música e poesia”: o ensino por imitação e as praticas criativas no ensino do piano. In: XXV Congresso Nacional da ABEM, 2021, Londrina. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/705/public/705-4300-1-PB.pdf. Acesso em 02/03/2022.
MARCONATTO, Thiago Leme. Aplicações do livro “Piano. Pérolas – quem brinca já chegou!” na iniciação ao piano popular. In: Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano. V, 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: EINPP, 2020, p. 124-129. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/485/2020/07/ANAIS-VEINPP.pdf. Acesso em 02/03/2022.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Helena Uzun, Vania Malagutti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.