O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em música: discutindo a aprendizagem colaborativa para a formação docente na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0025Palabras clave:
aprendizagem colaborativa, formação docente, estágio supervisionado em música, ensino remoto emergencial, formação de professoresResumen
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação de professores a partir das experiências desenvolvidas por meio do estágio supervisionado em música durante o período de ensino remoto emergencial. O referencial teórico foi constituído a partir dos seguintes eixos: tecnologias digitais e mídias sociais, aprendizagem colaborativa e formação para a docência em música. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação. Para tanto, os licenciandos foram instigados a desenvolver uma proposta de estágio que culminou na produção colaborativa e aplicação de um material pedagógico-musical virtual no contexto da educação básica. Foram estabelecidas reflexões sobre o papel do estágio supervisionado em novos contextos e cenários a partir da realização e implementação desta produção, bem como discussões sobre suas implicações para a profissionalização de licenciandos. As impressões reveladas pontuam positivamente para a construção colaborativa de propostas educacionais pautadas na identificação, elaboração, realização, atuação e reflexão, fazendo parte consubstancial para a compreensão da formação da docência em música na contemporaneidade.
Descargas
Citas
ABDULLAH, Mohd Hassan; SULONG, Mohd Azam ; RAHIM, Mahayuddin Abdul. Development and Validation of the Music Education Teaching Practice E-Supervision System Using the Google Classroom Application. International Journal of Innovation, Creativity and Change. v. 11, n. 10, p. 102- 116, 2020.
ALLSOPP, David H.; DeMARIE, Darlene; ALVAREZ-McHATTON, Patricia; DOONE, Elizabeth. Bridging the Gap between Theory and Practice: Connecting Courses with Field Experiences. Teacher Education Quarterly, v. 33, n. 1, p. 19-35, 2006.
ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: Entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, Léopold.;
PERRENOUD, Philippe.; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne (Orgs.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? (2a ed.). Porto Alegre, Brasil: Artmed, 2001. (p. 23-35).
BIESTA, Gert. Teaching for the possibility of being taught: World-centred education in an age of learning. English E-Journal of the Philosophy of Education, v. 4, p. 55–69, 2019.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. n. 19, p. 20-28. 2002.
BURWELL, Kim. Studio-based instrumental learning. London, UK: Ashgate, 2012.
CERNEV, Francine Kemmer. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: uma perspectiva metodológica para o ensino de música. Revista da Abem, v. 26, n. 40, p. 23-40, jan./jun. 2018.
CERNEV, Francine K. Ensino, Aprendizagem e Formação: o uso das mídias sociais pelos licenciandos de música. In: Conferência Latino-Americana De Educação Musical. Anais... Natal: ISME/ABEM, 2017a.
CERNEV, Francine K. O uso de blogs para Aprendizagem Musical no Ensino Superior: uma proposta de ensino híbrido com alunos da pedagogia. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, Anais... Manaus: ABEM, 2017b.
CERNEV, Francine K. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: estratégias de aprendizagem e motivação dos alunos. 2015. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
CERNEV, Francine K. Aprendizagem Colaborativa mediada pelas Tecnologias Digitais: um estudo realizado nas aulas de música no contexto da educação básica. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 10, p. 1-17, 2013.
CREECH, Andrea; GAUNT, Helena. The changing face of individual instrumental tuition: Value, purpose and potential. In McPHERSON, Gary, WELCH, Graham. (Eds). Oxford handbook of music education. Oxford, UK: Oxford University Press, 2012. (p. 694-711).
CURADO SILVA, Kátia A. Epistemologia da Práxis na formação de Professores: perspectiva crítico emancipadora. Revista de ciências humanas, v. 18, n. 2, 2017.
De BRUIN, Leon R. The use of cognitive apprenticeship in the learning and teaching of improvisation: Teacher and student perspectives. Research Studies in Music Education, v. 41, n. 3, p. 261-279, 2019.
GARVEY, Bob; STOKES, Paul MEGGINSON, David. Coaching and mentoring: theory and practice. London, UK: Sage, 2009.
GAULKE, Tamar G. Aprendizagem da docência: um estudo com professores de música da educação básica. Revista da Abem, v. 21, n. 31, p. 91-104, 2013.
GONZALEZ, T., de La RUBIA, M., HINCZ, K.; LOPEZ, M.C.; SUBIRATS, L.; FORT, S. et al. Influence of COVID-19 confinement on students’ performance in higher education. Plos One, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35542/osf.io/9zuac. Acesso em: 24/05/2021.
HONIGSFELD, Andrea; NORDMEYER, Jon. Teacher Collaboration During a Global Pandemic. An Educational Leadership Special Report, v. 77, p. 47-50, 2020.
JARDIM, Vanessa S.; MARINS, Paulo R. A. Interações Musicais via Webconferências no Curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB. Revista da Abem, v. 27, p. 113, 2019.
KEMMIS, Stephen; McTAGGART, Robin. Participatory Action Research: communicative action and the public sphere. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (Eds.). The Sage handbook of qualitative research. (3ed.), 2005. (p. 559-603).
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos, BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. (21 ed.). São Paulo: Papirus, 2013.
MORIN, André. Pesquisa-ação integral e sistêmica: uma antropedagogia renovada. Trad. Michel Thiollent. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SALES, Thiago; BELTRAME, Juciane A.; BATISTA, Carlos Eduardo F. AVAMUSIC: aplicação web voltada para o ensino de instrumento musical. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 4649-4663, 2021.
SANTANA, Myllene A. J. Contruindo a aprendizagem da docência em Música: um estudo com narrativas de um professor de música do IFB-CSAM. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música). Universidade de Brasília, 2020.
SHIOZAWA, Priscilla; PROTÁSIO, Nilcéia. O estágio supervisionado na licenciatura em música e o desenvolvimento da autonomia. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 23, n. 45, p. 125-144, jan./jun. 2017.
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para frente, três para trás. Educação & Sociedade, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013.
TORRES, Patrícia L.; ILARA, Esrom A. F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, Patrícia Lupion. (Org.). Complexidade: Redes e Conexões na Produção do Conhecimento. Curitiba: SENARPR, 2014, (p. 61-93).
TORRES, Patrícia L.; LOPES, Jéssica K. P.: CAMARGO, Rafael A. Aprendizagem Colaborativa e Cartografia Cognitiva: formação de professores do programa agrinho com base no pensamento complexo. Revista Docência e Cibercultura, v.5, n.1, p. 272-293, 2021.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACHIC, Lilian;
MORAN, José Manuel. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora Ltda., 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Francine Kemmer Cernev
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.