JPMB: Qualificação da performance no contexto da educação musical comunitária em cidades interioranas de Alagoas.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0011Palabras clave:
políticas públicas, musicologia social, Educação musical comunitáriaResumen
Este artigo relata o movimento de educação comunitária gratuita promovido pela Universidade Federal de Alagoas no projeto denominado JPMB (Jornada Pedagógica para Músicos de Banda), através do Grupo de Pesquisa Cemupe (Centro de Musicologia de Penedo), no estado de Alagoas. Esta ação de extensão, além de percorrer alguns municípios interioranos, carateriza-se hoje como um processo de aprendizado coletivo e social por meio do ensino musical. Faz uma abordagem de como a academia pode se mobilizar para debater sobre música e políticas públicas sobre a educação musical no interior de Alagoas, no Nordeste, e as parcerias com governos municipais, estaduais e federal juntamente com a iniciativa privada e instituições de ensino de outros países.
Descargas
Citas
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 3 out. 2020.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1977 [1975].
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREITAS, Henrique; OLIVEIRA, Mirian et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração, São Paulo, 2000.
GADOTTI, Moacir. Educação Popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 4., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas, 25 a 27 jun. 2012.
JPMB. Relatório de Pesquisa Extensão. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2010.
JPMB. Relatório de Pesquisa Extensão. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2014.
JPMB. Relatório de Pesquisa Extensão. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2015.
JPMB. Relatório de Pesquisa Extensão. Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2019.
KERMAN, Joseph. Contemplating music: challenges to musicology. Cambridge: Harvard University Press, 1985.
KRAMER, Lawrence. The musicology of the future. Repercussions, n. 1, p. 5-18, 1992.
LOCKE, R. P. Musicologia e/como preocupação social. Per Musi, Belo Horizonte, n. 32, p. 8-52. 2015.
MACHADO NETO, Diósnio; TRAMONTINA, Leonardo. Musicologia feminista, historiografia musical e teoria compensatória: um estudo de casos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA, 2., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
MOREIRA, Marcos. Mulheres nas bandas de música: uma visão do Nordeste do Brasil e do norte de Portugal. Rio de Janeiro: Publit, 2017.
MOSCAROLA, J. Enquetes et analyse de donnés. Paris: Vulbert, 1990.
ROSAND, Ellen. The musicology of the present. American Musicological Society Newsletter, v. 25, n. 1, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Orfeu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.