Resenha: Globalizing music education: a framework (Alexandra Kertz-Welzel, 2018)

Autores/as

  • Andréia Veber Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404022019119

Palabras clave:

globalização, internacionalização, Educação Musical

Resumen

Este texto apresenta a resenha do livro “Globalizing music education: a framework”, da professora e pesquisadora alemã Alexandra Kertz-Welzel (2018), da Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU). O livro tem como tema a globalização e internacionalização no campo da Educação Musical, trazendo reflexões sobre práticas, políticas e pesquisa em Educação Musical para a proposição de um campo conceitual com vistas ao fortalecimento de uma comunidade internacional de educação musical culturalmente sensível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréia Veber, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde 2011 é professora no departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá, na qual coordenou, durante dois anos, o curso de graduação Segunda Licenciatura em Musica - PARFOR e, durante quatro anos, o Curso de graduação Licenciatura em Artes Cênicas. Foi coordenadora de área do PDE (Programa de desenvolvimento educacional) - Arte UEM e do projeto Interdisciplinar PIBID (Programa de incentivo de bolsa de iniciação à docência) -UEM. Nesta instituição, coordenou, também, projetos de extensão ligados ao ensino e aprendizagem de música, estudos de música da cultura popular brasileira e desenvolvimento de propostas de integração entre as diferentes áreas artísticas. Foi criadora e coordenadora do projeto Roda de Choro UEM, com ênfase no estudo do gênero Choro, percussão brasileira e patrimônio cultural musical brasileiro. Nestes projetos, atuando como professora, instrumentista e pesquisadora. Atua, também, com temáticas relacionadas à formação de professores e inserção da música na escola de educação básica, com foco especial para a Educação Patrimonial na Arte Educação e Educação Patrimonial e com as interface com as Artes. De 2015 a 2016 foi nomeada como especialista representante do ensino superior da comissão para elaboração do texto preliminar da primeira e segunda versão da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. em 2018, como artista e acadêmica residente, atuou como co-diretora do Projeto de Internacionalização entre a universidade Estadual de Maringá e Universidad de OHiggins - Chile, voltado para investigações, formação docente e atuação comunitária abarcando o tema Educação Patrimonial no campo das artes e estudos sobre patrimônio cultural latino americano em interface com música, cultura e educação. o qual formou parte da investigação de doutorado que seque em desenvolvimento.

Citas

DALY, Herman E. Population, migration, and globalization. Ecological Economics, n.59, p. 187-190, 2006. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0921800906000516. Acesso em: 10 set. 2019.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. 4ª ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

VEBER, Andréia. Resenha: Globalizing music education: a framework (Alexandra Kertz-Welzel, 2018). Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 119–126, 2019. DOI: 10.5965/2525530404022019119. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404022019119. Acesso em: 21 nov. 2024.