Prática e didática da música de câmara

Autores/as

  • Sonia Ray UFG - Universidade Federal de Goias

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530404012019151

Palabras clave:

Pedagogia da Performance Musical, didática da música de câmera, formação do músico camerista

Resumen

Questões relativas à fundamentação da atuação do músico camerista e do professor de música de câmera são o foco deste texto. A pouca atenção de pesquisadores da área de performance musical aos fundamentos da realização e ensino desta prática tem levado a uma multiplicidade, por vezes desorientada, de ações na formação do camerista. O objetivo principal da discussão aqui apresentada é gerar reflexão sobre o tema, bem como oferecer diretrizes para estudantes e professores de música de câmara. Partindo dos conceitos de Performance Musical (2015a) e Pedagogia da Performance Musical (RAY, 2015b), são apresentados fundamentos e sugestões de organização didática da música de câmara em nível intermediário (graduação). Para tanto, o texto está organizado em três partes principais: 1) Fundamentos para uma Didática da Música de Câmara, 2) Elementos da prática e didática da música de câmara e 3) Considerações para o planejamento da disciplina. A discussão e sugestões aqui apresentadas evidenciam os benefícios de estudos conceituais focados na prática e didática da música de câmara, sobretudo em processos formais de ensino.

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Biografía del autor/a

Sonia Ray, UFG - Universidade Federal de Goias

Graduada em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista em 1993. Concluiu seus cursos de Mestrado e Doutorado na Universidade de Iowa. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Contrabaixistas. Na Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG) é professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação e tem projetos em andamento com temas variados relacionados à divulgação do contrabaixo e da música brasileira

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Publicado

2019-09-11

Cómo citar

RAY, Sonia. Prática e didática da música de câmara. Orfeu, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 151–165, 2019. DOI: 10.5965/2525530404012019151. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530404012019151. Acesso em: 22 dic. 2024.