Prática e didática da música de câmara
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530404012019151Palabras clave:
Pedagogia da Performance Musical, didática da música de câmera, formação do músico cameristaResumen
Questões relativas à fundamentação da atuação do músico camerista e do professor de música de câmera são o foco deste texto. A pouca atenção de pesquisadores da área de performance musical aos fundamentos da realização e ensino desta prática tem levado a uma multiplicidade, por vezes desorientada, de ações na formação do camerista. O objetivo principal da discussão aqui apresentada é gerar reflexão sobre o tema, bem como oferecer diretrizes para estudantes e professores de música de câmara. Partindo dos conceitos de Performance Musical (2015a) e Pedagogia da Performance Musical (RAY, 2015b), são apresentados fundamentos e sugestões de organização didática da música de câmara em nível intermediário (graduação). Para tanto, o texto está organizado em três partes principais: 1) Fundamentos para uma Didática da Música de Câmara, 2) Elementos da prática e didática da música de câmara e 3) Considerações para o planejamento da disciplina. A discussão e sugestões aqui apresentadas evidenciam os benefícios de estudos conceituais focados na prática e didática da música de câmara, sobretudo em processos formais de ensino.Descargas
Citas
CAZARIM, T. A percepção do corpo na performance musical: o lugar da imagem corporal na prática camerística. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E
ARTES MUSICAIS, 3., 2007, Salvador. Anais […]. Salvador: UFBA, 2007. p. 582-587.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.; AVILA, G. A. de. Considerações sobre a aprendizagem da performance musical. Permusi, n. 26, p. 94-109, 2012. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-75992012000200010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28 ago. 2019.
GORDON, S. Mastering art of performance: a primer for musicians. New York: Oxford University, 2006.
HALLAM, S. A practical guide to better teaching and learning. Oxford: Heinemann Educational, 2006. Cap. 8, p. 118-141.
KAMINSKI L.; RAY, S. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 11., 2015, Pirenópolis. Anais […]. Pirenópolis: UFG, 2015.
KLICKSTEIN, G. The musician’s way: a guide to practice, performance, and wellness. New York: Oxford university, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
PARNCUTT, R.; McPHERSON, G. E. The science & psychology of music performance. New York: Oxford University, 2002.
RAY, S. et al. Estudo exploratório sobre o impacto da informação sobre psicologia da performance no nível de estresse e ansiedade de músicos práticos brasileiros. Opus, v.
, n. 2, p. 303-323, dez. 2016.
RAY, S. KAMINSKI, L. C. O Atual estado da questão da disciplina psicologia na formação de músicos-intérpretes na academia brasileira. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE
COGNIÇÃO A ARTES MUSICAIS, 8., Brasília, 2011, Anais..., Brasília, 2011.
RAY, S. KAMINSKI, L. C.. Psicologia da performance na formação acadêmica do performer In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓSGRADUAÇÃO EM MÚSICA, 22., João Pessoa, 2012, Anais..., João Pessoa, 2012.
RAY, S. Performance Musical e suas Interfaces. Goiânia: Vieira, Irokun, 2015a.
RAY, S. Pedagogia da Performance Musical. Tese (Pós-Doutorado) – UFG, Goiânia, 2015b.
REIS, A.; DE BIAGGI, E. A homogeneidade sonora no quarteto de cordas: diferentes enfoques possíveis. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E
PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 28., 2018, Manaus. Anais […]. Manaus: UFAM, 2018. p. 1-8.
RINK, John (Ed.). Musical Performance: a guide to understanding. New York: Cambridge, 2002.
VILLEGAS, R. G. Música de cámara y aprendizaje significativo: una estrategia pedagógica para el fortalecimiento de los procesos académicos y musicales. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 13., 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: UFPR, 2017. p. 468-476.
WILLIAMON, A. Musical Excellence: strategies and techniques to enhance performances. New York: Oxford University, 2004.
YAMAUCHI, R; SINICO, A.; GUALDA, F. O interesse pela reflexão teórica no processo de criação da interpretação: um estudo da prática interpretativa coletiva em música de
câmara. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 8., 2012, São Paulo. Anais […]. São Paulo: UDESC, 2012. p. 156-161.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 ORFEU

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
 
							




 Este site está licenciado sob uma licença
 Este site está licenciado sob uma licença 