Metamórficas

Processos de Comprovisação a Partir de Violões em Microtonalidade Smetakiana e de Indeterminações Eletroacústicas em Partituras Gráficas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0106

Abstract

A presente pesquisa faz parte de uma continuidade investigativa sobre a comprovisação contemporânea, desta vez sobre como poderia advir uma fenomenologia da criação comprovisativa a partir de uma perspectiva decolonial. Como um primeiro passo desta investigação, está sendo documentada a adaptação para violões microtonais e tape de uma peça do autor George Cristian Vilela Pereira, junto aos colaboradores Vladimir Bomfim e Heitor Dantas, intitulada metamórficas, para tape e diversos instrumentos à livre escolha, composta em 2020. A partir dessa adaptação, surgiram algumas indagações sobre a sua fundamentação e percebeu-se que, nela, há uma comprovisação sob uma perspectiva de notação específica em sua partituração gráfica e as implicações de liberdade musical, articulações instrumentais e de estruturação. O microtonalismo, em abordagens tanto discreta, quanto contínua, vem sendo sistematicamente aplicado tanto a partir de dois VMS (violões microtonais smetakianos) e de um violão folk em afinação hexacordal, como também através de um sintetizador fotoeletrônico, Virtual ANS. Constata-se aqui que há uma conexão não apenas com os VMS, mas também com as práticas de improvisação estrutural não-idiomática que vêm sendo desenvolvidas atualmente para adaptar metamórficas.

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Biografia autore

George Cristian Vilela Pereira, Universidade Federal da Bahia

George Cristian Vilela Pereira é músico, compositor, professor de línguas e tradutor. Possui graduações em Letras Vernáculas Com Língua Estrangeira (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Bacharelado em Composição pela mesma instituição (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, também com foco na literatura; na Música, lida com os campos da Composição Contemporânea, com música experimental, arranjos e trilha sonora cinematográfica. Interessa-se pelos campos das artes experimentais (cinema, poesia e música) e possui extenso catálogo fonográfico, tanto em trabalhos solo, quanto colaborativos. Site oficial: https://georgechristian.bandcamp.com/.

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Pubblicato

2025-12-14

Come citare

VILELA PEREIRA, George Cristian. Metamórficas: Processos de Comprovisação a Partir de Violões em Microtonalidade Smetakiana e de Indeterminações Eletroacústicas em Partituras Gráficas. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0106, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27199. Acesso em: 15 dic. 2025.