O curso de Composição Dodecafônica de Willy Corrêa de Oliveira e seu potencial para o enfrentamento do ensino da criação musical em nosso tempo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0107Palavras-chave:
composição musical, educação musical, linguagem musical, história da músicaResumo
Ilustrando as ações pedagógicas de Willy Corrêa de Oliveira em dois momentos de sua trajetória como professor –em sua atuação na Escola de Comunicação e Artes, da USP, e posteriormente à sua aposentadoria –, o presente texto discute as dificuldades inerentes ao ensino da composição nos dias de hoje, tal como enfrentadas por Willy nestes dois momentos, dada a ausência de linguagem comum compartilhada na música erudita em nossa época. Tem-se, então, como ponto de maior interesse, a apresentação da estratégiapedagógica proposta pelo professor em seu Curso de Composição Dodecafônica (inédito, concluído em 2022). Como materiais e metodologia, recorre-se à produção ensaística do compositor e a entrevistas cedidas por ele para a realização do presente trabalho, a partir das quais é possível extrair as diretrizes pedagógicas que circundamo objeto de estudo. O trabalho, em sua atual etapa, conclui que o Curso de Composição Dodecafônicatem, em seu plano de elaboração, o potencial de conduzir os estudantes pelo processo de aprendizagem da composição musical considerando uma visão da prática da música erudita nos dias de hoje, baseada na busca pela criação, em detrimento da repetição de modelos do passado.
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