Formação de Professores de Instrumento de Metal:

uma experiência prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530409022024e0203

Palavras-chave:

formação de professores de instrumento de metal, proposta musicopedagógica CDG, modelo teórico CDG, Arnold Jacobs, aprendizagem situada

Resumo

Em busca de novas trajetórias formativas, esse trabalho relata sobre a proposta de uma experiência pedagógica realizada em 2018, com a oferta de um Curso de Extensão Universitária destinado à Formação de Professores de Instrumento de Metal. A proposta tinha como objetivo geral formar professores de instrumento de metal com foco na realidade. Sua elaboração foi norteada pelo desenho da pesquisa-ação, fundamentada nos princípios da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente, doravante PropMpCDG, e nas ideias e recursos didáticos de Arnold Jacobs (1915-1998), associados a conceitos próprios ao formato de Ensino Coletivo e à Teoria da Aprendizagem Situada, de Lave e Wenger (2006). A oferta, considerada pioneira e inovadora, se deu no formato presencial e a distância, tendo conseguido alcançar seus objetivos. O Curso foi concluído com uma apresentação pública original, qual seja, um Recital Musicopedagógico CDG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Girardi, IDSM/NEOJIBA e ATCA/OSBA

Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2020), Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical/Orquestral, pela Haute École de Musique de Genebra/CH (HEM, 2013), Mestre em Música com ênfase em Interpretação Musical pelo Conservatorio G. Verdi de Torino/IT (2009), Bacharel em Instrumento - Trombone e Composição/Instrumentação pelo Conservatorio G.Verdi de Torino/IT (2006; 2013). Trombone solo da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) desde 2018. Integrante do Grupo de Pesquisa Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG) desde 2016, professor e coordenador pedagógico de Instrumento - Trombone do Programa de Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) desde 2014. Colabora com as Editoras Musicais Gamma Musica, italiana, (desde 2021), Brook Wright Music, americana, e Warwick Music, inglesa, (desde 2022). Experiência na área de artes/educação musical: formação de professores de Música, composição musical, interpretação musical, prática musical coletiva, ensino de instrumento - trombone.

Referências

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

CORDEIRO, R. J. A. M. Ensino coletivo de violão na UFBA: um estudo sobre fatores de influência do desenvolvimento musical. In: DANTAS, T.; SANTIAGO, D. (org.) Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuições da pesquisa científica. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 103-119.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CRUVINEL, F. M. Prefácio. In: DANTAS, T.; SANTIAGO, D. (org.) Ensino coletivo de instrumentos musicais: contribuições da pesquisa científica. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 9-12.

FREDERIKSEN, B. Arnold Jacobs: Song and Wind. USA: WindSong Press Limited, 1996.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIRARDI, M.; NUNES, H. de S. Arnold Jacobs e Proposta Musicopedagógica CDG na Formação para Professores de Instrumento de Metal. In: XII Conferência Latino-Americana y IV Panamericana de Educación Musical de ISME, 2019, Universidad Nacional del Nordeste. Anais [...]. Resistencia, 2019. p. 241-249.

GIRARDI, M. Arnold Jacobs à luz da Proposta Musicopedagógica CDG: do ensino individual à aprendizagem coletiva de instrumentos de metal. 2020. 396 p. Tese (Doutorado em Música) - Faculdade de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33208. Acesso em: 01 maio 2024.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.

LAVE, J.; WENGER, E. L’apprendimento situato: Dall’osservazione alla partecipazione attiva nei contesti sociali. Tradução Gabriele Lo Iacono. Trento: Erickson, 2006. 85 p. Tradução de: Situated learning: Legitimate peripheral participation.

LEWIN, K. Action Research and Minority Problem. Journal of Social Issues, Omaha, n. 2, p. 34-46, 1946.

MENEZES, C. G. de. Aspectos pertinentes ao desenvolvimento da performance de um professor de música: contribuições da avaliação nível 3 (N3) nos seminários integradores 339 presenciais (SIPs) do PROLICENMUS. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

NUNES, H. de S. Recital Musicopedagógico CDG: tempo de histórias contadas e cantadas. In: FERREIRA. G. R. (org.) Educação: Politicas, Estrutura e Organização 11. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 272-287.

NUNES, H. de S. (org.) Modelando Pesquisas Musicopedagógicas. Salvador: EDUFBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33493. Acesso em: 01 maio 2024.

PENNA, M. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em Educação Musical. Porto Alegre: Meridional, 2015.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

STRINGER, E. T. Action research: A handbook for practitioners. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 1999.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986.

UFRGS. Manual do Aluno. Porto Alegre: Curso de Licenciatura em Música, Programa Pró-Licenciaturas Fase II – Modalidade a Distância, 2007.

ZUR, I.; HEYER, J. Dispotraining. 2013. Disponível em: https://www.dispotraining.com/inicio.html. Acesso em: 01 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-19

Como Citar

GIRARDI, Michele. Formação de Professores de Instrumento de Metal:: uma experiência prática. Orfeu, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. e0203, 2024. DOI: 10.5965/2525530409022024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25585. Acesso em: 26 set. 2024.