Nova objetividade, análise cultural e a oposição entre “artista” e “trabalhador”:

uma contribuição metodológica potencialmente desfetichizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0207

Palavras-chave:

trabalho com música, cultura, ontologia, materialismo dialético, fetichismo

Resumo

O artigo coloca o problema, para o entendimento da categoria trabalho no campo musical, representado pelas concepções ontológicas dualistas, que contrapõem ideia e matéria. Argumenta que tais concepções foram responsáveis por instituir uma cisão entre a condição de artista e de trabalhador/a da música, resultando – na vigência de relações sociais fetichizadas – no ocultamento do trabalho do músico. Como superação desse impasse, propõe a descoberta marxiano-engelsiana do trabalho como categoria fundante do ser social, incluindo o aporte lukácsiano: por meio do trabalho, o ser social produz uma nova objetividade. A partir da mediação da consciência, a matéria natural é organizada pelo trabalho, originando entes e relações ontologicamente novos, sínteses entre ideia e mundo natural: ideias objetivadas. Por esta via, supera-se a contradição herdada entre arte e trabalho e abre-se a possibilidade do desvelamento do real e para a práxis de construção da generalidade humana-para-si.

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Biografia do Autor

Álvaro Neder, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO

Professor Titular de Etnomusicologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, vencedor do Prêmio Nacional FUNARTE de Produção Crítica em Música 2012, com sua segunda tese de doutorado, "Enquanto este novo trem atravessa o litoral central": Platinidad, poéticas do deslocamento e (des) construção identitária na canção popular urbana de Campo Grande, MS, Alvaro Neder possui Licenciatura em Música pela Unirio (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Doutorado Multidisciplinar em Letras (Literatura Brasileira, Linguagem e Teoria da Literatura) pela PUC-Rio (2007) e Doutorado em Música pela Unirio (2011). Foi Coordenador do Mestrado, do Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Membro (Editor) da Diretoria da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET) no biênio 2015-2017 e Editor da Revista Música e Cultura da ABET nesse período. É Coordenador do LaboraMUS Observatório do Trabalho em Práticas Musicais do PPGM/UNIRIO.

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

NEDER, Álvaro. Nova objetividade, análise cultural e a oposição entre “artista” e “trabalhador”:: uma contribuição metodológica potencialmente desfetichizante. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0207, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0207. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/25217. Acesso em: 18 jul. 2025.