Deficiência visual e performance musical: refletindo sobre os elementos motivadores do projeto Música Transformando Vidas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0003Palavras-chave:
motivação, inclusão (música), performance musical, autoestima, deficiência visualResumo
Este estudo baseia-se num relato de experiência e tem como objetivo inferir o que motiva um grupo de pessoas com deficiência visual, leigas em música, a participar de aulas, ensaios e subir no palco frente a uma plateia lotada. Narra a caminhada dos integrantes do projeto Música Transformando Vidas (Promuvi), em mais de uma década de existência, na partilha de momentos de pertença, socialização e desafios, a composição do grupo, a interação dos docentes e alunos, as dificuldades de aprendizado, o repertório utilizado e, principalmente, reflexiona sobre os mecanismos de motivação que fazem com que os integrantes recuperem a autoestima por meio da musicalização.
Downloads
Referências
CARDOSO, Francisco. Papel da motivação na aprendizagem de um instrumento. Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, v. 8, n. 11, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235654679_Papel_da_Motivacao_na_Aprendizagem_de_um_Instrumento. Acesso em: 20 jul. 2020.
FORTIN, Marie-Fabienne. O processo de investigação: da concepção à realização. 5. ed. Loures: Lusociência, 2009.
FREIRE, Teresa; TAVARES, Dionísia. Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes. Rev. Psiq. Clín., v. 38, n. 5, p. 184-188, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/acp/article/view/17338/19366. Acesso em: 10 nov. 2020.
HALLAM, Susan. Musical motivation: towards a model synthesising the research. Music Education Research, v. 4, n. 2, p. 225-244, 2002.
LIMA, Sonia Albano de. Performance & Interpretação Musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa, 2006.
LOPES, Eduardo. Investigação em interpretação musical: paradigmas e o conceito de narrativas múltiplas. In: ZURBACH, Christine; FERREIRA, José Alberto (coord.). Investigação em Artes – Perspectivas, EA. Évora: Universidade de Évora, 2014. p. 23-36. Disponível em: http://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/13952. Acesso em: 19 jun. 2016.
LUZ, Marcelo Caires. Educação musical na maturidade. São Paulo: Som, 2008.
MILHANO, Sandrina. Motivações e percepções da participação num projeto de valorização do envelhecer através das artes e da música – um estudo exploratório. In: CANASTRA, F.; SANTOS, G. P.; LOPES, M. S. P. (org.). Animação cultural: descobrindo caminhos. Leiria: ESECS; NIDE; CIID; Instituto Politécnico de Leiria, 2012.
MILLER, Olga; OCKELFORD, Adam. Visual needs. The sen series. London: Continuum, 2005.
SACKS, Oliver. Alucinações musicais, relatos sobre a música e o cérebro. Trad. Laura Teixeira Motta. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SCHLICHTING, Felipe Paupitz. Motivação para aprender no NEP – Núcleo de Excelência em Piano. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Música – Piano) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
WILLEMS, Edgar. Solfejo Curso Elementar. Adaptação portuguesa de Raquel Marques Simões. São Paulo: Fermata do Brasil, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Maua
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.