Quebra-cabeça sonoro: um jogo chamado criação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402022017045

Palavras-chave:

Educação musical, Estudos da infância, Processos criativos, Participação infantil, Iniciação ao piano

Resumo

Partindo da exploração dos sons produzidos pelo piano, crianças iniciantes no aprendizado desse instrumento têm material para se expressar musicalmente. Como em um quebra-cabeça em que as peças vão sendo acopladas umas às outras para formar uma imagem, temas inventados e organizados por elas dão forma a composições musicais em um jogo no qual elas são as protagonistas. Suas ideias, intenções e escolhas são acolhidas, incentivadas e orientadas e levam à aquisição da linguagem musical e pianística. Ao utilizar como dispositivo metodológico o estudo de caso, este artigo tem como objetivo refletir sobre a participação das crianças nos processos criativos, com base nos campos da educação musical e dos estudos da infância. Em um contexto educativo marcado pela integração de linguagens artísticas e por uma abordagem pedagógica na qual a construção de conhecimento acontece no compartilhamento de saberes entre professores-artistas e crianças, as invenções delas ganham vida e contribuem para a visibilização de seus modos de fazer música.

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Biografia do Autor

Sandra Mara da Cunha, Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo Universidade de São Paulo

Professora de música da Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo - EMIA/SP e pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela FEUSP e mestre em Artes pela ECA/USP.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

CUNHA, Sandra Mara da. Quebra-cabeça sonoro: um jogo chamado criação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 045–068, 2017. DOI: 10.5965/2525530402022017045. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017045. Acesso em: 23 dez. 2024.