A infância e o processo de ensino-aprendizagem entre os Guarani Mbya: jogo, música e educação

Autores

  • Daisy Alves Fragoso Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402022017031

Palavras-chave:

Cultura guarani, Crianças Guarani, Jogo ideal, Educação Musical

Resumo

Este texto apresenta e discute brevemente como a concepção de ensino-aprendizagem entre as crianças Guarani Mbya refletia no modo como estas, enquanto colaboradoras de trabalho de pesquisa etnomusicológica, ensinavam suas canções ao pesquisador em questão. Discorre-se, ainda, sobre os desafios encontrados durante o trabalho de campo realizado, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem entre a cultura guarani. Os caminhos percorridos durante a superação de tais desafios trazem à luz a maneira como os Guarani concebem a infância e, em consequência disso, como suas crianças aprendem – e ensinam –, o que pode remeter a análises relacionadas ao jogo ideal deleuziano.

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Biografia do Autor

Daisy Alves Fragoso, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade de São Paulo (USP)

Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP). Professora substituta do Curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora de Educação Musical.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

FRAGOSO, Daisy Alves. A infância e o processo de ensino-aprendizagem entre os Guarani Mbya: jogo, música e educação. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 031–044, 2017. DOI: 10.5965/2525530402022017031. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402022017031. Acesso em: 23 dez. 2024.