Criando danças com crianças e professores(as) em formação

Autores

  • Neila Cristina Baldi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019027

Palavras-chave:

dança, infâncias, metodologia de dança

Resumo

O presente artigo discute proposições de dança com crianças, que foram pesquisadas tanto na educação básica quanto no ensino superior, com professores(as) em formação. Apresenta a proposta metodológica Espiral do/no Movimento/Conhecimento, que nasce de estudos individuais empíricos no início dos anos 1990, mas que foi desenvolvida no Doutorado em Artes Cênicas, em 2017, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A metodologia tem como aportes teóricos-práticos a Educação Somática (a partir do Sistema Laban/Bartenieff e da Coordenação Motora) e o Construtivismo Pós-Piagetiano. A proposta se baseia na tríade de conteúdos: dança-expressividade-estrutura corporal, e em quatro eixos metodológicos: (re)conhecer, (re)significar, explorar e conceituar. Além disso, se propõe a discutir práticas pedagógicas nas infâncias, a partir da gestação de um espetáculo de dança com crianças, desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com referência nas pesquisas de Manoel Sarmento (interatividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração), e na metodologia discutida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/Dança.

Referências

BALDI, Neila. O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico. 2014. 156 fls. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

COLL, César; MARTÍN, Elena. A avaliação da aprendizagem no currículo escolar: uma perspectiva construtivista. In: COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Teresa; MIRAS, Mariana; ONRUBIA, Javier; SOLÉ, Isabel; ZABALA, Antoni. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 2009. p. 197-221.

COSTA, Luciano Bedin da; BORGES, Joelma de Vargas; AZZOLIN, Rita de Cássia Nunes. Uma viagem muito louca: algumas considerações sobre palavras pesquisadas por infâncias. Childhood & philosophy. Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, maio-ago, 2018. p. 363-383.

COSTA, Luciano Bedin da; BANDEIRA, Larissa da Veiga Vieira; CORRÊA, Tatiele Mesquita. Estátuas de Nuvens - Dicionário de palavras pesquisadas por infâncias. Porto Alegre: Sulina, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FORTIN, Sylvie. Living in movement. Development of somatics practices in different cultures. Journal of Dance Education. v. 2, n. 4, 2002. p. 128-136

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª Ed. Rio de Janeiro: LTC (Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda), 1987.

MACHADO, Marina Marcondes. A criança é performer. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 2, maio-ago, 2010a. p. 115- 137

MACHADO, Marina Marcondes. O imaginário infantil como trabalho-em-processo. Childhood & philosophy. Rio de Janeiro, v.6, n. 12, jul-dez, 2010b. p. 282-295.

PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversas sobre aprenderensinar a ler a escrever: (nos) alfabetizando com crianças e sem cartilhas... In: LIBÂNEO, José Carlos. ALVES, Nilda (org). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. p. 395-429.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância.

Cadernos de Educação. Pelotas, v. 12, n. 21, 2003. p. 51-69.

STINSON, Susan. Piaget para professores de dança: um estudo teórico. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa: v. 7, n. 1, 1999. p. 14-32.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

BALDI, Neila Cristina. Criando danças com crianças e professores(as) em formação. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 26–43, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019027. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15290. Acesso em: 22 nov. 2024.