O recital didático na perspectiva do aluno um recorte de pesquisa sobre a opinião de alunos de 6º e 7º ano

Autores/as

  • Jeasir Silva rego PPGMUS - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092516162016099

Palabras clave:

recital didático , percepção do aluno

Resumen

 

Este texto apresenta reflexões acerca dos dados obtidos nas respostas de estudantes do ensino fundamental a um questionário sobre suas impressões ao assistirem a um recital didático de música do projeto Música Didática no Cinema durante o segundo semestre de 2014. Primeiramente este tipo de recital é situado na história brasileira, depois é apresentado um modelo com outra perspectiva e o recital assistido pelos estudantes. Da análise das respostas do questionário conclui-se que a descontinuidade e falta de parceria dos envolvidos comprometem os objetivos formativos do evento; outro modelo é sugerido como proposta para tal atividade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeasir Silva rego, PPGMUS - UDESC

Graduado em Licenciatura em Música - UDESC

Mestre em Educação Musical - PPGMUS/UDESC

Citas

BABBIE, E. Métodos de pesquisas. Survey. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999. Trad. Guilherme Cezarino.

FRANÇA C. C; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na edu- cação musical:teoria, pesquisa e pratica. EM PAUTA - v. 13 - n. 21 - dezembro 2002.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MENON, F. Jeunesses Musicales e sua representação civil no Paraná: Juventude Musical Brasileira 8a Região PR/SC - Setor do Paraná (1953-1963). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. 2008.

MATEIRO, T. Alternativas pedagógicas na formação do professorado de música. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profis- sional à Docência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. UFTR. 2014.

SACRISTÁN, J.; GÓMEZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. 4a ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa.

SLOBODA, J. A. A mente musical: psicologia cognitiva da musica. Londrina: EDUEL, 2008. Trad. de Beatriz Ilari; Rodolfo Ilari.

ZABALA, A.V. La práctica educativa. Cómo enseñar. Barcelona: Ed. Graó, 2000.

REGO, Jeasir. O discurso dos músicos sobre os recitais no projeto Música Didática no Cinema/Palácio. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Ca- tarina, UDESC, 2016.

THOMS, H. Nurturing interest in young concertgoers. Music Educators Journal, N.94, Vol. 80 Issue 6, p.44-46.

Publicado

2017-09-16

Cómo citar

REGO, Jeasir Silva. O recital didático na perspectiva do aluno um recorte de pesquisa sobre a opinião de alunos de 6º e 7º ano. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 99–110, 2017. DOI: 10.5965/2358092516162016099. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/9793. Acesso em: 22 nov. 2024.