Linguagens artísticas em cursos de formação da Escola Nacional Florestan Fernandes – Centro-Oeste: uma proposta metodológica em construção

Autores/as

  • Felipe Canova Gonçalves Universidade de Brasília (UnB)
  • Rafael Litvin Villas Bôas Universidade de Brasília (UnB)
  • Evelaine Martines Brennand Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Rosmeri Witcel Escola Nacional Florestan Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016033

Palabras clave:

linguagem artistica , formação política , Escola Nacional Florestan Fernandes

Resumen

O artigo pretende registrar e analisar a experiência em andamento da metodologia adotada pela Escola Nacional Florestan Fernandes – Centro-Oeste (ENFF-CO) para a articulação entre os temas teóricos de seus cursos, as linguagens artísticas e o trabalho com os meios de comunicação. O trabalho historiciza as fases de apropriação da Cultura e da Arte pelas propostas metodológicas dos cursos, e toma como objeto específico o papel formativo das linguagens artísticas em um curso de teoria política, articuladas aos temas elencados pela coordenação da ENFF.

Descargas

Biografía del autor/a

Felipe Canova Gonçalves, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Msc. da Licenciatura em Educação do Campo da UnB e integrante da Brigada de Audiovisual do MST Eduardo Coutinho

Rafael Litvin Villas Bôas, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Dr. da Licenciatura em Educação do Campo da UnB e integrante da Brigada Nacional de Teatro do MST Patativa do Assaré

Evelaine Martines Brennand, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestranda no programa em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (Unesp/ENFF/Via Campesina) e integrante da Brigada de Artes Plásticas do MST Candido Portinari

Rosmeri Witcel, Escola Nacional Florestan Fernandes

Graduada em História pela UFPB, especialista em Residência Agrária pela UnB e integrante da coordenação da Escola Nacional Florestan Fernandes

Citas

ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.

BOGO, Ademar. A formação de quadros: desafios e necessidades. In: ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES. Caderno de Estudos ENFF 1 – A Política de Formação de Quadros. Guararema-SP: Edição do autor, 2007.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES – CENTRO-O-ESTE. Curso de Formação Política. Esboço de Projeto Pedagógico e Metodológico. Mimeo, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Omnilateral. In: CALDART, R. S. et al. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

GOMES, Thalles et. al. Audiovisual e transformação social – a experiência da Brigada de Audiovisual da Via Campesina. In: BASTOS, Manoel Dourado; GONÇALVES, Felipe Canova (Orgs.). Comunicação e disputa da hegemonia: a indústria cultural e a reconfiguração do bloco histórico. São Paulo: Outras Expressões, 2015.

PIZETTA, Adelar. A formação de quadros políticos: elaboração teórica, experiências e atualidade. In: ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES. Caderno de Estudos ENFF 1 – A Política de Formação de Quadros. Guararema-SP: Edição do autor, 2007.

WANDERLEY, Luis Eduardo. Cultura popular e educação popular: convergências e divergências. Ponto-e-Vírgula, revista de Ciências Sociais, n. 10, p. 10-21, 2011.

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

GONÇALVES, Felipe Canova; VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; BRENNAND, Evelaine Martines; WITCEL, Rosmeri. Linguagens artísticas em cursos de formação da Escola Nacional Florestan Fernandes – Centro-Oeste: uma proposta metodológica em construção. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 33–48, 2016. DOI: 10.5965/2358092515152016033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/7532. Acesso em: 22 may. 2025.