Mara Rubia: "uma profissional comprometida com a educação".
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092513132015144Palabras clave:
curso de moda , histotiadora , relatosResumen
Este texto apresenta a história do CEART recontada pela professora Mara, vivenciada por ela nos 17 anos de trajetória no Departamento de Moda. O relato da professora permite ao pesquisador (e ao leitor) refletir acerca dos significados social, histórico, artístico e acadêmico representados por sua carreira docente. O texto discute a história oral como metodologia e a técnica de entrevista como forma de adquirir os dados que foram inseridos no texto, dando voz à entrevistada como o fio condutor. Como resultado, percebe-se a construção histórica do Departamento de Moda e a importância da preservação de sua existência e memória.Descargas
Citas
AMORIM, Maria A. B. Vasques - História, memória, identidade e História Oral. Jus Humanum, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 107-112, jan./ jun. 2012.
GONÇALVES, Rita de Cássia. LISBOA, Teresa Kleba. Sobre o método da história oral em sua modalidade trajetórias de vida. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, p. 83- 92, 2007.
SANT’ANNA, Mara Rúbia; QUIRINO, Soraya Fátima Silvestre (Orgs.). Reflexões modapalavra. v. 1. Florianópolis: CEART-UDESC, 2002.
VERAS, R. S.; FERREIRA, S. P. A. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista, Curitiba, n. 38, p. 219-235, set./ dez. 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.