Jandira Lorenz: entre os desenho e a docência
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092513132015134Resumen
Baseada na história oral como técnica de pesquisa, procurei fazer um resgate da história do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) entrevistando uma professora aposentada do Departamento de Artes Visuais. A entrevista com Jandira Lorenz foi realizada em um estúdio de arte vítrea na Lagoa da Conceição em Florianópolis. Na primeira parte do texto apresento a entrevistada e a criação do CEART. Logo em seguida, busquei discorrer sobre a docência para Jandira, onde a professora narra sobre a sua escolha pela profissão e a sua formação. Histórias sobre as disciplinas e a convivência com os colegas professores do CEART, também fazem parte desta narrativa. E para finalizar, trago o relato feito por Jandira sobre a representação do CEART na sua vida. Através do olhar desta professora é possível conhecer um pouco da história e de fatos importantes que aconteceram dentro do Centro de Artes.Descargas
Citas
BORTUCAN, Vanessa. Jandira Lorenz: O mundo como desenho. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis, 2012. Acesso em 10/10/2014. Disponível em: http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000015/000015F2.pdf
BUENO, Francisco da Silveira. Minidicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 1996.
KUERTEN, Fernanda. UDESC 40 anos. Florianópolis: Udesc, 2005.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 7º edição. São Paulo: Atlas, 2010.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores Imagens do futuro presente. (p. 10 a 18). Lisboa 2009.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2º ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.