Caminhos de um programa de iniciação à docência em Artes Cênicas no Mato Grosso do Sul

Autores/as

  • Matheus Vinícius de Souza Fernandes Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092512122014022

Palabras clave:

arte teatral , formação , PIBID

Resumen

Neste trabalho relato algumas das minhas experiências advindas do subprojeto “Formação Humanística” do Programa Institucio- nal de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UFGD) do curso de Licenciatura em Artes Cênicas, no período de 2011 a 2013, relacionando-a com minha vida discente na rede pública e parti- cular no estado do Mato Grosso do Sul. O subprojeto das Artes Cênicas, financiado pela CAPES, tem por objetivo fomentar uma prática docente na área teatral como incentivo à formação do curso de licenciatura acima citado. O projeto não somente cumpriu sua função em minha formação como artista-docente e de muitos ou- tros artistas-educadores participantes, como promoveu a prática e fruição teatral, vertente da arte que, até então, era distanciada de muitos educandos das escolas parceiras do programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Vinícius de Souza Fernandes, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Licenciado em Artes Cênicas pela UFGD com período sanduíche na Universidad de Guanajuato, curso de Artes Escénicas Especialista em Arte e Educação pela ISFACES e Mestrando em Teatro pela UDESC. Artista/Educador em diversos projetos como o Central Única das Favelas (CUFA), ministrante de oficinas para professores da rede pública no SESC/MS e também professor da rede pública estadual de SC no ano de 2013.

Citas

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BARBOSA, A. M. Inquietações e mudança no ensino das artes. São Paulo: Cortez, 2002.

BARROS, E.; CAMARGO, R.; ROSA, M; BARROS, E. Vygotsky e o

teatro: descoberta, relações e revelações. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 2, p. 229-240, 2011.

DUTRA, Dilma D. Teatro/Educação: O teatro na escola. 3. ed. [Florianópolis]: [s.n.], 1982.

FERNANDES, Matheus V. S. Teatro na escola: desenvolturas e tessituras de um programa de iniciação à docência na área das Artes. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Dourados. Anais... Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dourados: UFGD, 2012.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores recurso eletrônico. Artmed. Porto Alegre: 2010.

MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.Terezinha Telles. Didática do ensino da arte. São Paulo: FTD, 1998.

REVERBEL, Olga G. Jogos teatrais na escola: atividades globais e de expressão. São Paulo: Editora Scipione, 2010.

REVERBEL, Olga G. Teatro: atividades na escola. 3 ed. Porto Alegre: Editora Kuarup, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Ática, 2009.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Publicado

2014-12-07

Cómo citar

DE SOUZA FERNANDES, Matheus Vinícius. Caminhos de um programa de iniciação à docência em Artes Cênicas no Mato Grosso do Sul. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 22–39, 2014. DOI: 10.5965/2358092512122014022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/4644. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos