Caminhos de um programa de iniciação à docência em Artes Cênicas no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092512122014022Palabras clave:
arte teatral , formação , PIBIDResumen
Neste trabalho relato algumas das minhas experiências advindas do subprojeto “Formação Humanística” do Programa Institucio- nal de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UFGD) do curso de Licenciatura em Artes Cênicas, no período de 2011 a 2013, relacionando-a com minha vida discente na rede pública e parti- cular no estado do Mato Grosso do Sul. O subprojeto das Artes Cênicas, financiado pela CAPES, tem por objetivo fomentar uma prática docente na área teatral como incentivo à formação do curso de licenciatura acima citado. O projeto não somente cumpriu sua função em minha formação como artista-docente e de muitos ou- tros artistas-educadores participantes, como promoveu a prática e fruição teatral, vertente da arte que, até então, era distanciada de muitos educandos das escolas parceiras do programa.
Descargas
Citas
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARBOSA, A. M. Inquietações e mudança no ensino das artes. São Paulo: Cortez, 2002.
BARROS, E.; CAMARGO, R.; ROSA, M; BARROS, E. Vygotsky e o
teatro: descoberta, relações e revelações. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 2, p. 229-240, 2011.
DUTRA, Dilma D. Teatro/Educação: O teatro na escola. 3. ed. [Florianópolis]: [s.n.], 1982.
FERNANDES, Matheus V. S. Teatro na escola: desenvolturas e tessituras de um programa de iniciação à docência na área das Artes. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Dourados. Anais... Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dourados: UFGD, 2012.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores recurso eletrônico. Artmed. Porto Alegre: 2010.
MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.Terezinha Telles. Didática do ensino da arte. São Paulo: FTD, 1998.
REVERBEL, Olga G. Jogos teatrais na escola: atividades globais e de expressão. São Paulo: Editora Scipione, 2010.
REVERBEL, Olga G. Teatro: atividades na escola. 3 ed. Porto Alegre: Editora Kuarup, 2005.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Ática, 2009.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.