Brecht sem Brecht: a experiência com a peça didática no processo de construção a partir de um texto não brechtiano
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092512122014040Palabras clave:
peça didática , montagem teatral , BrechResumen
Este artigo apresenta a pesquisa realizada no projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – com a turma de oitava série da Escola Municipal Vitor Miguel de Souza, e tem como foco de estudo a investigação da utilização de elementos das peças didáticas de Bertolt Brecht – modelo de ação, coro e gestus – no processo de montagem teatral de um texto não brechtiano. Através de práticas relevantes realizadas durante as aulas, são analisados os elementos da peça didática que se mostraram importantes no contexto escolar e evidenciadas, através de uma descrição reflexiva, as práticas desenvolvidas em sala de aula.Descargas
Citas
BRECHT, Bertolt. Teatro dialético: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Um voo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva, 1992.
LAZZARATTO, Marcelo. Campo de Visão – Exercício e linguagem cênica. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena, 2011.
PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
SHAKESPEARE, Willian. Hamlet, Rei Lear, Macbeth. Tradução de Barbara Heliodora. São Paulo: Abril, 2010 (Clássicos Abril Coleções; v.10).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.