Brincadeira e Música: orientações necessárias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092509092011035Resumen
Este trabalho pressupõe a complexidade do brincar e da música estarem presentes no cotidiano da educação básica. Primeiramente apresentam-se conceitos sobre brincadeira e brinquedos e um breve resumo de algumas pesquisas que se referem ao tema. Em seguida, apresentam-se algumas contribuições de educadores musicais que discutem música e brincadeira e as orientações nacionais. Conclui-se que o tema é rico, complexo e que ainda há muito espaço para debates e reflexões, porém, sente-se necessidade da inclusão de cursos de formação musical e pedagógico-musical para todos os educadores que atuam principalmente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.Descargas
Citas
BEINEKE, Viviane. Culturas infantis e produção de música para crianças: construindo possibilidades de diálogos. Actas do I Con- gresso em Estudos da Criança: Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Universidade do Minho, Portugal, fev. de 2008.
BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Ensino Fundamental de nove anos- orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Org. Beauchamp, J.; Pagel, S.D.; Nascimento, A. R. do. 2a Ed. Brasília, 2007. p. 33-45.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Des- porto, Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/SEF, 1998.
_____Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Brasília, 1996.
______Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, 1997.
______Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a in- clusão da criança de seis anos de idade. 2a Ed. Brasília, 2007. Org. Beauchamp, J.; Pagel, S.D.; Nascimento, A. R. do.
______CNE/CEB nº4/2008. Orientação sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.
______Lei 11.114, de 16/05/2005. Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade.
______Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. O art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do se- guinte § 6º A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não ex- clusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.” (NR)
BRITO, Teca de Alencar. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
_____Ferramentas com brinquedos: a caixa da música. Revista da Abem, n. 24, set. 2010, p. 89-93.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FIGUEIREDO, Sergio L. f. Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais. Revista da Abem, n. 12, mar. 2005, p. 21-29.
HORTÉLIO, Lydia. É preciso brincar para afirmar a vida. In: Alma- naque de cultura popular/ Papo cabeça. Out. 2008, p. 23-25.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GOSSO, Yumi; MORAIS, Maria de L. S.; OTTA, Emma. Pivôs utilizados nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças brasileiras de cinco grupos culturais. Estudos de Psicologia, 2006, vol. 11, p. 17-24.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre. Sulina, 2008.
PRESTES, Zoia. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psí- quico da criança- Vigotski- Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, p. 23- 36, junho, 2008.
SANTOS;Eliziane P. dos; MATOS, Felipe A. de; ALMEIDA, Cris- tina de. O resgate das brincadeiras tradicionais para o ambiente es- colar. Movimento e Percepção, 2009, vol. 10.
SILVA, Alberto N. B. de A. e. Jogos, brinquedos e brincadeiras: tra- jectos intergeracionais. 2011, Tese de Doutorado. RepositóriUM- Universidade do Minho. Disponível em: http://repositorium.sdum. uminho.pt/handle/1822/13904 Acesso em dezembro, 2011.
SILVA, Daniela C. S.; HOMRICH, Marcele T. Brincadeiras e brin- quedos na atualidade; breve contribuição articulando a infância e a escola. Reflexão &Ação, 2010, vol. 18 (2), p. 198.
TOURINHO, Irene. Seleção de repertório para o ensino de música. Em pauta, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.