Brincadeira e Música: orientações necessárias

Autores/as

  • Gislene Natera

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092509092011035

Resumen

Este trabalho pressupõe a complexidade do brincar e da música estarem presentes no cotidiano da educação básica. Primeiramente apresentam-se conceitos sobre brincadeira e brinquedos e um breve resumo de algumas pesquisas que se referem ao tema. Em seguida, apresentam-se algumas contribuições de educadores musicais que discutem música e brincadeira e as orientações nacionais. Conclui-se que o tema é rico, complexo e que ainda há muito espaço para debates e reflexões, porém, sente-se necessidade da inclusão de cursos de formação musical e pedagógico-musical para todos os educadores que atuam principalmente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEINEKE, Viviane. Culturas infantis e produção de música para crianças: construindo possibilidades de diálogos. Actas do I Con- gresso em Estudos da Criança: Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Universidade do Minho, Portugal, fev. de 2008.

BORBA, Ângela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: Ensino Fundamental de nove anos- orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Org. Beauchamp, J.; Pagel, S.D.; Nascimento, A. R. do. 2a Ed. Brasília, 2007. p. 33-45.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Des- porto, Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/SEF, 1998.

_____Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Brasília, 1996.

______Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, 1997.

______Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a in- clusão da criança de seis anos de idade. 2a Ed. Brasília, 2007. Org. Beauchamp, J.; Pagel, S.D.; Nascimento, A. R. do.

______CNE/CEB nº4/2008. Orientação sobre os três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos.

______Lei 11.114, de 16/05/2005. Altera os artigos 6º, 30, 32 e 87 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, com o objetivo de tornar obrigatório o início do ensino fundamental aos seis anos de idade.

______Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008. O art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do se- guinte § 6º A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não ex- clusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.” (NR)

BRITO, Teca de Alencar. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

_____Ferramentas com brinquedos: a caixa da música. Revista da Abem, n. 24, set. 2010, p. 89-93.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

FIGUEIREDO, Sergio L. f. Educação musical nos anos iniciais da escola: identidade e políticas educacionais. Revista da Abem, n. 12, mar. 2005, p. 21-29.

HORTÉLIO, Lydia. É preciso brincar para afirmar a vida. In: Alma- naque de cultura popular/ Papo cabeça. Out. 2008, p. 23-25.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 1999.

GOSSO, Yumi; MORAIS, Maria de L. S.; OTTA, Emma. Pivôs utilizados nas brincadeiras de faz-de-conta de crianças brasileiras de cinco grupos culturais. Estudos de Psicologia, 2006, vol. 11, p. 17-24.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre. Sulina, 2008.

PRESTES, Zoia. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psí- quico da criança- Vigotski- Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, p. 23- 36, junho, 2008.

SANTOS;Eliziane P. dos; MATOS, Felipe A. de; ALMEIDA, Cris- tina de. O resgate das brincadeiras tradicionais para o ambiente es- colar. Movimento e Percepção, 2009, vol. 10.

SILVA, Alberto N. B. de A. e. Jogos, brinquedos e brincadeiras: tra- jectos intergeracionais. 2011, Tese de Doutorado. RepositóriUM- Universidade do Minho. Disponível em: http://repositorium.sdum. uminho.pt/handle/1822/13904 Acesso em dezembro, 2011.

SILVA, Daniela C. S.; HOMRICH, Marcele T. Brincadeiras e brin- quedos na atualidade; breve contribuição articulando a infância e a escola. Reflexão &Ação, 2010, vol. 18 (2), p. 198.

TOURINHO, Irene. Seleção de repertório para o ensino de música. Em pauta, 1993.

Publicado

2013-07-11

Cómo citar

NATERA, Gislene. Brincadeira e Música: orientações necessárias. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 35–50, 2013. DOI: 10.5965/2358092509092011035. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3528. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos