Bases Curriculares para as Artes Visuais no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Maria Lúcia Batezat Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092509092011010

Resumen

Este texto teórico é referenciado pela prática docente da autora, de seus alunos e ex-alunos, e de professores do Ensino Fundamental. Os demais pensadores que respaldam a proposta apresentada são fontes primárias, isto é, autores que formularam o seu pensamento refletindo sobre dados coletados em investigação com crianças e adolescentes. As perguntas às quais se busca responder são: O que é possível ensinar? Como ensinar Artes Visuais no Ensino Fundamental? De cunho didático-pedagógico, o texto é subdividido em quatro subitens: Níveis de compreensão e aprendizagem; Conteúdos de Ensino de Artes Visuais; Aspectos do desenvolvimento infantil; e Exemplos sobre o trabalho em sala de aula a partir da proposta apresentada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. (nova versão) São Pau- lo: Pioneira EDUSP,1980.

ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. (Col Estudos).

BODEI, Remo. Le forme del bello, Bologna, IT: Il Mulino, 1995. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Àtica, 1986.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Cultura visual, neurociência e di- ferentes discursos: entretenimento, publicidade, jornalismo e arte. No prelo para os Anais da ANPAP 2012.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Desenho infantil e seu ensino a crian- ças cegas. Razões e método. Curitiba: Insight, 2011.

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. O desenho do pré-adolescente: carac-terísticas e tipificação. Dos aspectos gráficos à significação nos desenhos de narrativa. Tese de Doutoramento, 1995, ECA/USP.

DUBORGEL, Bruno. Le dessin d’enfant. Paris: Jean-Pierre Delarge Editeur, 1976.

DUBORGEL, Bruno. Imaginaire et pedagogie. De l´iconoclasme scolaire a la culture des songes. Tese de doutoramento, defendida em 1981, em xerox, s/d.

KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

KANDINSKY, Wassily. Curso da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

KANDINSKY, Wassily. Ponto, linha, plano. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LOWNFELD, Viktor; BRITTAIN,W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

LUQUET, Georges-Henri. O desenho infantil. Porto: Ed. do Minho, 1969.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes. 1984.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A representação do espaço na crian- ça. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1983.

VYGOTSKY, Lev. S. La imaginacion y el arte en la infancia. Madrid: Akal Editor, 1982.

VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 3 ed.

VYGOTSKY, Lev. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 3 ed.

WALLON, Henri; LURÇART, L. El dibujo del personaje por el niño. em xerox s/d.

WALLON, Henri. Do acto ao pensamento. Ensaio de psicologia com- parada. Lisboa: Moraes Editores, 1979.

WILSON, Brent. The superheroes of J.C. Holz. Plus an outline of a theory of child art. Art Education, nov., 1974. p. 2-8

WILSON, Brent. The artístic tower of Babel: inextricable links between culture and graphic development. Visual Arts Research, 1985. p. 90-104

WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagens nos desenhos de crianças, AR TE, n.1 e 2, São Paulo. 1982.

WILSON, Marjorie. I draw - you draw: the graphic dialogue. School Arts, out., 1981, p. 50-55.

WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Pictorial composition an narrative structure: themes and the creation of meaning in the drawings of egyptian and japanese children. Visual Arts Research, 1987, p. 10-21.

ZEKI, Semir. Neural concept formation and art: Dante, Michelan- gelo, Wagner. Journal of Consciousness Studies, n. 9, 2002, p. 53-76.

ZEKI, Semir. Artistic creativity and the brain. Science, v. 293, 2001, p. 51-52.

Publicado

2013-07-11

Cómo citar

DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Bases Curriculares para as Artes Visuais no Ensino Fundamental. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 10–34, 2013. DOI: 10.5965/2358092509092011010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3527. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a