A Salsa como Ferramenta Pedagógica para o Estudo do Ritmo no Contexto da Percepção Musical
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092508082010094Resumen
O objeto desse trabalho é o aprendizado do ritmo utilizando a Salsa como ferramenta pedagógica, no contexto da Percepção Musical. O enfoque em repertórios com diversidades culturais para o ensino do ritmo abre oportunidades de reflexões em vários parâmetros musicais. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é apresentar um material didático voltado ao aprendizado do ritmo, com abordagem numa seleção de ritmos afro-caribenhos denominados de Salsa. Esta é caracterizada basicamente pela presença da síncope e da polirritmia - conteúdos de maior complexidade rítmica presentes nos programas da disciplina de Percepção Musical das escolas de música e universidades. A fundamentação teórica para a elaboração desse material baseia-se principalmente nos cinco parâmetros de experiênciação musical de Swanwick: composição, apreciação, execução, literatura e técnica - essenciais para o processo ensino-aprendizagem. A partir dos dados obtidos conclui-se que o estudo do ritmo pode ser realizado de forma mais orgânica, estimulante e contextualizada musicalmente a partir de repertórios com diversidades culturais.Descargas
Citas
BOCK, Ana Maria. Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1989. pág. 50-57.
GENTON, D. Les Tumbaos de la Salsa – Percussions e Musiques Afro- cubaines. Courbevoie: Editions Musicales Françaises, 2000.
JACOB, Mingo. Método básico de percussão – universo rítmico. São Paulo: Irmãos Vitale 2003.
MAULEÓN, Rebeca. Salsa Guidebook for piano and Ensemble.Petaluma: Sher Music Co,1993.
OGNENSKA, N. Sistema za notno ogramotyavane Melopéia. Blagoevgrad, 1987.
____. “Rhythm and Music Education in the Future” In: LEONG,S. & MCPHERSON, G. Musicianship in The 21st Century: Issues, Trends & Possibilities. Sydney: Australian Music Center, 2003.
RYAN, M. Samba Brasil World Music. Rio de Janeiro : Lumiar Editora, 1990. vs. 1-5.
SWANWICK, Keith. A basis for Music Education. London: Routhledge, [1979] 1992.
____. Music, mind and education. London: Routhledge, [1988]1991.
URIBE, Ed. The Essence of Afro-Cuban Percussion & Drum Set. Miami: Warner Bros. Publication, 1996.
Dicionários:
The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Stanley Sadie. London: Macmillan, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.