Coreólogo/Notador – uma profissão?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092507072009035Resumen
O processo de registrar o movimento no papel não é um fenômeno novo, contudo, somente neste século a notação tem sido usada profissionalmente. Este artigo é uma análise da notação do movimento como uma carreira. Não uma carreira fácil, mas desafiadora O texto trás conceitos e definições a cerca dos termos “coreólogo” e “notador”. Abre discussão sobre a profissão e seu mercado de trabalho no Brasil e no mundo. As notações foram e vem se especializando em descrever o movimento qualitativamente e quantitativamente, dissecando-o em elementos que formamo alfabeto corporal. O estudo deste material vem ganhando grande confiabilidade nas produções de dança no mundo. Conhecê-las e eventualmente especializar-se como umcoreólogo/notador é mais uma opção no campo profissional da área, que tem sido adotado nas grandes e renomadascompanhias de dança.Descargas
Citas
ABERKALNS, Sandra. A different career option. Dance Magazine, v. 70, n. 2, p. 70, Feb. 1996.
ABERKALNS, Sandra. What I do: the choreologist. Disponível em: http://www.metoperafamily.org/metopera/news/features/choreologist.aspx Acesso em: 28 maio 2007.
CABRAL, Cristina. Coreologia a escrita do movimento na dança. Jornal da Dança, Rio de Janeiro, v. 16, n. 90, 2005. Disponível em: www.jornaldadanca.com.br Acesso em: 28 set. 2006.
CAMINADA, Eliana. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://www.elianacaminada.net/montagem.htm Acesso em 05 out. 2006.
CAMPEIZ, Edvânia Conceição Fernandes da Silva Ensino de dança: música e experiências do “fluxo”. Dissertação apresentada ao Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciências da Motricidade – Área de Pedagogia da Motricidade Humana Rio Claro, 2003.
HOLDEN, Richard. Dancing on a Greyhound Bus: Richard Holden Autobiography. Disponível em: http://okay.com/richard_holden/sitemap.html Acesso em: 28 maio 2007.
LOPES, Joana; ANDRADE, Luiz; CABRERA, Theda et al. Arte e Ciência em busca da qualidade do movimento . 2007. Disponível em: http://www.iar.unicamp.br/eventos/eipam/gt's.html Acesso em : 22 maio 2007.
LLOYD-JONES, Kally. How to rehearse on the bus. Dance Magazine, v. 71, n. 1, p. 78, Jan. 1997.
MARQUES, Isabel Maria Meirelles de Azevedo. Coreologia. Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 17, p. 148-183, dez. 1991.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje. São Paulo: Cortez, 1999.
SCHULMAN, Jennie. Dança notação: o processo de gravar o movimento no papel. Back Stage, v. 26, n.1, p. 44A, May 1985.
SILVA, Eusébio Lodo da. Capoeira: poética, princípios, conceitos básicos, UNICAMP, 1996.
SUTTON, Valerie O Centro para a Escrita do Movimento de Sutton: DanceWriting. Califórnia, 2004. Disponível em: www.MovementWriting.org Acesso em: 29 nov. 2006.
UMA VIDA dedicada à dança. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://members.tripod.com/~EmilioMartins/home.html Acesso em : 29 maio 2007.
WAVELET, Christophe. Nijinsky, ainda. 2003. Disponível em: http://idanca.net/2003/06/02/nijinski-ainda/ Acesso em: 17 maio 2007.
WILMER, Celso; CORSINO, Patrícia. O olfato e o paladar despertam a memória, fazem o pensamento ir longe entre cheiros e sabores da história individual e coletiva: Linguagem escrita e linguagem matemática: memória, registros e coletividade. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2001/ling/lingtxt4.htm Acesso em: 25 set. 2006
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.