A Escola e o Museu de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092501012002031Resumen
Este artigo é um relato da experiência de uma pesquisa-ação cultural em desenvolvimento pelo Museu de Arte de Santa Catarina-MASC com três escolas públicas de Florianópolis.Trata-se da apresentação do projeto, seus pressupostos metodológicos e alguns resultados, ainda que parciais, uma vez que é um projeto que está em andamento.Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. Sao Paulo: Perspectiva;1991.
BARBOSA, Ana Mae. Arte - Educagao: leitura no subsolo. Sao Paulo: Cortez, 1997.
BELLONI, Maria Luiza. Escola versus televisao: uma questao de linguagem. Educagao e Sociedade, ano XVI. N 52; dezembro.1995.
DURAN, Jose Carlos. Arte, Privilegio e Distingao: artes plasticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil, 1885/1985. Sao Paulo, 1989.
FUSARI, Maria F. de Resende e C. Ferraz. Arte na educagao escolar. Sao Paulo: Cortez,1993.
FERRAZ, Maria Heloisa C. de T. Maria F. de Rezende e Fusari. Metodologia da educacao artistica. Sao Paulo: Cortez, 1993.
MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias. Didatica do ensino da arte: poetizar, fruir e conhecer arte. Sao Paulo: FTD, 1998.
OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Imago,1997.
PEREGRINO, Yara Rosas (org) Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratizacao da cultura. Joao Pessoa: Editora universitaria, 1995.
PILLAR, Analice. 0 video e a metodologia triangular no ensino da arte. Porto Alegre: UFRGS, Fundagao TOCHPE,1992.
PORCHER, Louis (org). Educagao artistica: luxo ou necessidade? Sao Paulo: Cortez, 1990.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da PesquisaAO°. Sao Paulo: Cortez, 2000.
HERNANDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudanca Educativa e Projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.