Os professores e a escola: lidando com a diversidade étnica

Autores/as

  • Maria Aparecida Clemêncio

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092502022003091

Resumen

Este texto é um convite à reflexão, com o propósito de instigar a curiosidade dos professores, incluindo os de arte, a pensar e trazer para o cotidiano da sala de aula, o respeito e atenção com grupos étnicos não hegemônicos, neste caso específico, dos afrodescendentes. Promover o debate sobre a importância de se incluir nos cursos de formação de professores, o estudo sobre a diversidade étnica é uma de nossas preocupações. Focalizaremos as questões da diversidade, a partir da etnia afrodescendente, para compreendermos e valorizarmos as questões da diferença étnica/racial na educação. Nesta perspectiva, apontamos limitações e possibilidades nas práticas pedagógicas na relação com as identidades diferenciadas, no sentido de fomentar e estimular os professores a refletirem sobre as diferenças étnicas na escola.

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Publicado

2012-05-13

Cómo citar

CLEMÊNCIO, Maria Aparecida. Os professores e a escola: lidando com a diversidade étnica. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 91–108, 2012. DOI: 10.5965/2358092502022003091. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2644. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos