AS PROPOSTAS DE ENSINO MUSICAL DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: RESULTADOS DE UM SURVEY DE PEQUENO PORTE REALIZADO NA CIDADE DE SANTA MARIA – RS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092503032004083Resumen
Este artigo tem como objetivo expor parte dos resultados alcançados por uma pesquisa efetuada durante minha formação como Mestra em Educação Musical, no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande Sul, Porto Alegre, Brasil. A pesquisa mencionada investigou as competências docentes que, na visão dos professores de música, seriam necessárias para o exercício da prática pedagógico-musical no contexto escolar. Os resultados que serão apresentados neste artigo tratam, de modo amplo, das propostas de ensino musical desenvolvidas nas escolas, por esses docentes de música. Na realização desse estudo empreguei o método de survey. Participaram da investigação doze professores de música atuantes em escolas públicas e privadas da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. As informações dos docentes foram coletadas por meio de entrevistas.Descargas
Citas
BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Tradução de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1999.
COHEN, L.; MANION, L. Research methods in education. London: Routledge, 1994.
GATTAZ, A. C. Lapidando a fala bruta: a textualização em história oral. In: MEIHY, José Carlos S. Bom (Org.). (Re)introduzindo a história oral no Brasil. São Paulo: Xamã, 1996. p. 135-140.
TOURINHO, C. Cultura, repertório e aula de música. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 4., Goiânia, 1995. Anais... Goiânia: ABEM, 1995. p. 45-54.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.