Saberes da nossa américa incorporada: pesquisa e criação intermidial a partir da filosofia da cultura de Günter Rodolfo Kusch

Investigación y creación intermidial a partir de la filosofia de la cultura de Günter Rodolfo Kusch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e05142

Palavras-chave:

intermidialidade, performance, América Latina, Rodolfo Kusch, filosofia

Resumo

Retomando categorias da filosofia de Günter Rodolfo Kusch, o artigo aborda a pesquisa realizada pelo Grupo FiloMove: Filosofias, Artes e Estéticas da América Latina no processo de criação do Espetáculo Estação Latino-americana: Homenagem a Rodolfo Kusch. O projeto teve como objetivo refletir sobre a experimentação intermidial criando campos transfronteiriços entre saberes e técnicas advindas da cultura popular latino-americana para sua aplicação na formação de professores e pesquisadores-artistas no Brasil. Combinaram-se cinco vetores ou textos-mídias: a música, a dança, o teatro, o audiovisual e, como inovação conceitual, o ensaio filosófico. No atual debate sobre intermidialidade, a filosofia da cultura desenvolvida por Rodolfo Kusch antecipa algumas das proposições sobre o status do corpo na prática filosófica como pesquisa. O projeto mostra caminhos para produção de novos significados, na conexão entre textos-mídias, associados a valores latino-americanos. Os resultados da investigação foram compartilhados como espetáculo didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natacha Muriel Lopez Gallucci, Universidade Federal de Alagoas

Professora de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Programa de Pós Graduação em Filosofia (PPGFil, UFAL). Professora do PPGLL da UFAL. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGartes - ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do PROFARTES URCA. Lídel do Grupo de Pesquisa Filomov: Filosofia, Artes e Estéticas da América Latina (CNPq).

                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Jeronimo do Nascimento Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2020-2024). Desenvolve pesquisas nas áreas de dança-educação, visualidades cênicas, estética da arte, narrativas, performances e cultura popular.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Manoel Lino de Messias, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2020) e membro do grupo de Pesquisa e Extensão FiloMove: Filosofia, Artes e estéticas da América Latina e do Grupo de Pesquisa e Estudo das Expressões Dramáticas (Neeped).

                                                                                                                                                                                                       

Referências

ANDRADE, M. de. Os cocos (Organizado por O. Alvarenga) B. H.: Itatiaia, 2002.

ARICO, H. “Carnavalito”. Danzas argentinas I e II. Buenos Aires: Matias, 1996.

BAKHTIN, M. M. The Dialogical Imagination. Trad. C. Emerson e M. Holquist. Austin: University of Texas Press, 1981. p. 259-422.

BALLESTRIN, L. A. Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít. 11, 8/ 2013.

AUSTIN J. L. Quando dizer é fazer. Trad. D. M. Filho. P. Alegre: Artes Médicas, 1962.

BÉHAGUE, G. “Boundaries and Borders in the Study of Music in Latin America: A Conceptual Re-Mapping.” Latin American Music Review, vol. 21, n° 1, 2000, University of Texas Press. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/i231932, Acesso em 01/072023.

BIÃO, A.; GREINER, C. (Org.). Etnocenologia. S. P.: Annablume, 1999.

BUTLER, J. Bodies that Matter: On the Discursive Limits of "Sex". N.Y: Routledge, 1993.

CAMARGO, R. Performances culturais: um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Narrativas ficcionais e escritas da história. S. P.: Hucitec, 2013.

CASCUDO, L. Dicionário do folclore brasileiro. 11 edição. RJ.: Global, 2002.

CITRO, S. Cuerpos significantes: travesías de una etnografía dialéctica. Bs. As: Biblos, 2009.

COELHO, J. L. L. Motrizes culturais do ritual cena contemporânea. Karpa, n. 10, 2017.

CLÜVER, C. Intermidialidade. In: VENEROSO, M. do C. F.; PIMENTEL, L. G. Pós: Revista do PPGArtes da UFMG, Belo Horizonte, v.1, n.2, 2011. p. 8-23, 2011.

DURANTE, B.; BELLOSO, W. Danzas folklóricas argentinas. Método para la enseñanza de las danzas folklóricas argentinas: su coreografía y su música. Ed. J. Korn. Buenos Aires, 1965.

DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão Freudiana. RJ: Dumará, 2001.

DINZEL, R. El tango, una danza. Esa ansiosa búsqueda de la libertad. Bs. As.: Corregidor, 2011.

DINZEL, R. El tango, una danza. La improvisación. Bs. As.: Corregidor, 2012.

DUSSEL, E. Introducción a la filosofía de la liberación. Bogotá: N. América, 1988.

EDER, Jens. “Transmediality and the Politics of Adaptation: Concepts, Forms, and Strategies”. In: HASSLER-FOREST, Dan; NICKLAS, Pascal (org.). The Politics of Adaptation: Media Convergence and Ideology. London: Palgrave Macmillan, 2015. p. 66-81.

ESTAÇÃO LATINOAMERICANA. HOMENAGEM A RODOLFO KUCH. Galeria de imagens. https://photos.app.goo.gl/LFVLqqFFnCMUMWBr8 e Website: https://natachalopezgallucci.com/estacaolatinoamericana/ Processo de Criação do Espetáculo, 2022-2023.

FERNANDES, C. A prática como pesquisa e a abordagem somático-performativa. Anais do VIII Congresso Abrace. BH: UFMG, 2014.

FONDO R. KUSCH. Unitref, Buenos Aires, Argentina. Disponível em: "https://archivobiblioteca.untref.edu.ar/index.php/fondo-rodolfo-Kusch;isad"de Biblioteca UNTREF. Acesso em 20 de mar 2022.

GERGEN, K.; GERGEN, M. The Performative Movement in Social Science. In: LEAVE, P. Handbook of Arts-Based Research, 2018, p. 54-67.

GREINER, C. KATZ, H. (Org.) Arte & Cognição. Corpomídia, política e educação. sp: Annablume Editora, 2015.

GUBER, R. La etnografía, método, campo y reflexividad. Bogotá: Norma, 2001.

HASEMAN, B. C. A Manifesto for performative research. In: Media International Australia Incorporating Culture and Policy: Quarterly Journal of Media Research and Resources, 2006, p. 98–106.

HUTCHEON, Linda. A Theory of adaptation. New York: Routledge, 2006.

KARA, H. Creative research methods in the social sciences: A practical guide. Bristol, UK: Policy Press, 2015.

KIRKKOPELTO, E. For what do we need performance philosophy? Performance Philosophy, Guildford, v. 1, 2015.

KUSCH, G. R. Geocultura del hombre americano. Bs. As.: F. M Gambeiro, 1976.

KUSCH, G. R. Obras Completas I. Rosario: Fundación Ross, 2003.

KUSCH, G. R. Obras Completas II. Rosario: Fundación Ross, 2000.

KUSCH, G. R. “Anotaciones para una estética de lo americano”. In: KUSCH, G. Rodolfo. Obras Completas IV. Rosario: Fundación Ross, 2003, p. 779-812.

MIRANDA, J. M.; AVENDAÑO, V.; TASAT, J. A. (Orgs.). Rodolfo Kusch. Geocultura de un hombre americano. Chile: Editorial Universidad de La Serena, 2020.

LÓPEZ GALLUCCI, Natacha M. “O encontro da enunciação filosófica na nossa América: Geocultura e corporalidade em Günther Rodolfo Kusch”. Rev. Pensando v. 15 n. 36 (2024): Dossiê Filosofar no Sul: Problemáticas políticas, institucionais e éticas. Disponível em https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/6033/4942 Acesso: 10/12/2024. https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i36.6033

LÓPEZ GALLUCCI, Natacha M. (org.) Estamos aqui: debates afrolatinoamericanos em perspectiva Brasil-Argentina, Volume 1. Português – Castelhano, Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Cariri, 2021. ISBN: 978-65-88329-18-4. Disponível em: https://sites.ufca.edu.br/ebooks/wp-content/uploads/sites/22/2021/06/E-book-Estamos-aqui-Versao-FInal.pdf Acesso: 01/07/2023.

LÓPEZ GALLUCCI, Natacha M. (org.) Estamos aqui: debates afrolatinoamericanos em perspectiva Brasil-Argentina, Volume 2. Português – Castelhano, Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Cariri, 2022. ISBN 978-65-88329-32- LÓPEZ GALLUCCI, Natacha M. Disponível em: https://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/estamos-aqui-debates-afrolatinoamericanos-em-perspectiva-brasil-argentina-volume-2/stamos Acesso: 01/07/2023.

LÓPEZ GALLUCCI, Natacha M. Cinema, corpo e filosofia: contribuições para o estudo das performances no cinema argentino. (Tese de Doutorado) Instituto de Artes, UNICAMP, 2014. Disponível em: Cinema, corpo e filosofia : contribuições para o estudo das performances no cinema argentino- FUNARTE Digital. Acesso 02/08/2023.

NEALON, Jeffrey T. Fates of the Performative. From the linguistic turn to the new materialism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2020.

NELSON, Robin. Practice as Research in the Arts. Principles, Protocols, Pedagogies, Resistances. Londres: Royal Central School of Speech and Drama, 2013.

PANQUETTE, J.; BÉRUBE, J. The contingencies of an academic fdield: Arts Management Research in Canada 2023 in: Yuha Jung (ed.), Neville Vakharia (ed.), Marilena Vecco (ed.) The Oxford Handbook of Arts and Cultural Management, 2022.

QUIJANO, Aníbal. Modernidad, identidad y utopía en América Latina. Lima: Sociedad y Política, 1988.

RAJEWSKY, I. O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. In: DINIZ, T. F. N. (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. B. H.: UFMG, 2012. p. 15-45.

RIVERA CUSICANQUI, Sílvia. Ch’ixinakax Utiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

SAID, Edward. Orientalism. New York: Vintage, 1979.

SÁNCHEZ, N. M. El carnaval antiguo y el carnavalito moderno documentados por Carlos Vega en la Puna y la Quebrada de Humahuaca, Jujuy. Instituto de investigación musicológica “Carlos Vega”. Buenos Aires: Educa, 2018.

SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. New York: Routledge, 2002.

SPIVAK, G. Can the Subaltern Speak? In: NELSON, C.; GROSSBERG, L(eds.), Marxism and the Interpretation of Culture. Urbana: University of Illinois Press, 1988, p. 271–313.

STAM, R. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis nº 51, p. 19-53, jul./dez., 2006.

TASAT, A.; PÉREZ, J. Arte, estética, literatura y teatro en Rodolfo Kusch. Buenos Aires: Monada Nómada, 2020.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

VEGA, Carlos. Acerca del origen de las danzas folklóricas argentinas. In: Revista del Instituto de Investigación Musicológica "Carlos Vega", n. 1, 1977.

VILELA, A. Coco de Alagoas: origem, evolução, dança e modalidades. Maceió: Edufal. Museu Theo Brandao, 1980.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

YUPANQUI, Atahualpa. Duerme negrito (Canção das Antilhas. Recopilação de músicas latinoamericanas) Lp 78 rpm single Melodias e Danças Argentinas – 5002, Argentina, 1949.

ZOPPI-FONTANA, Mónica G. O outro da personagem: enunciação, exterioridade e discurso. In: BRAIT, B. Bakhtin - dialogismo e construção do sentido. São Paulo: Ed. da Unicamp, 2005. p. 108-118.

Downloads

Publicado

26-08-2025

Como Citar

GALLUCCI, Natacha Muriel Lopez; SILVA, Jeronimo do Nascimento; MESSIAS, Manoel Lino de. Saberes da nossa américa incorporada: pesquisa e criação intermidial a partir da filosofia da cultura de Günter Rodolfo Kusch : Investigación y creación intermidial a partir de la filosofia de la cultura de Günter Rodolfo Kusch. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/235809252812024e05142. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/25124. Acesso em: 2 set. 2025.