Sábia no sábio é a atitude

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e05099

Palabras clave:

Teatro, Pedagogia do teatro, Ingrid Dormien Koudela

Resumen

A trajetória da artista, pesquisadora e mulher Ingrid Dormie Koudela é o mote das reflexões presentes neste artigo. Fragmentos de memória relacionados à grandiosidade de sua obra e à sua vida acadêmica são apresentados ao longo do texto. Ressalta-se a importância do trabalho de I.D.K na formação artística, cultural e educacional de crianças, jovens e educadores, considerando o seu pioneirismo nas discussões acerca da pedagogia do teatro no Brasil. São revisitados mais de cinquenta anos dedicados ao Teatro e suas imbricações com a Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

JOAQUIM GAMA, Centro de Estudos Arnaldo Araujo - CEAA

Pós-doutoramento - Diálogos curriculares a caminho da construção de uma proposta decolonial para o ensino de Teatro, projeto de pesquisa aprovado pela Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Cênicas - ECA/USP, sob a Supervisão da Profa. Dra. Elizabeth Silva Lopes. Doutor em Artes, no programa de Artes Cênicas, área de concentração Pedagogia do Teatro, pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2010), Sob a orientação da Profa. Dra. Ingrid Dormien Koudela. Licenciado em Pedagogia, com habilitações em Administração Escolar e Supervisão Escolar. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Especialista em Teatro Dança pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Graduado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, licenciado em Artes Cênicas. Investigador do Centro de Estudo Arnaldo Araujo - CEAA/ESAP, Porto, Portugal. Professor de Arte e Educação no curso de Pedagogia, na Faculdade São Bernardo - FASB. Autor do Livro "Alegoria em jogo - a encenação como prática pedagógica", Editora Perspectiva, SP. Professor de Arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atuou entre 2001 e 2015 como docente da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo ECA/USP, disciplinas Jogos Teatrais, Teatro e Educação e Pedagogia e Processos de Criação. Atuou como Coordenador Pedagógico da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco (2010 - 2020) e como Diretor Escolar na mesma instituição (2020 - 2023). Desenvolve investigações na área da Pedagogia, Currículo e Arte.

Citas

BENJAMIN, W. Origem do drama Barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998b.

BRECHT, Bertolt. Histórias do Sr. Keuner. São Paulo: Editora 34, 2006.

CAVALCANTE, K. L. Fundamentos da filosofia Ubuntu: afroperspectivas e o humanismo africano. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 2, p. 184-192, 2020, disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1094/458

GAMA, J. C. M. Alegoria em Jogo. A Encenação como Prática Pedagógica. SP: Ed. Perspectiva, 2016.

KOUDELA, I. D. Alegoria com miúdos - quando o teatro é tema do teatro. São Paulo: Perspectiva, obra no prelo.

___________. Maria Alice Vergueiro: a acadêmica: Licenciatura no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Revista sala preta. Vol. 20; n. 1; 2020. Disponível em https://repositorio.usp.br/directbitstream/6c3fc3f4-38f9-4592-b02c-e5fc8ff96389/003002774.pdf

___________. Texto e Jogo. S.P.: Ed. Perspectiva, 2010.

___________. Brecht: um jogo de Aprendizagem. SP: Ed. PerspectivaEDUSP, 2011.

___________. Jogos Teatrais. S.P.: Ed. Perspectiva, 1984.

LONDERO, Elen de Fatima. Estação SP – experiência e expansão da prática performativa a partir do sistema pedagógico da SP Escola de Teatro. Dissertação (Mestrado em Artes) – Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-18122023-171225/publico/ElendeFatimaLonderoOriginal.pdf

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SPOLIN, V. O Fichário de Viola Spolin. Tradução e Introdução: Ingrid Koudela SP: Ed. Perspectiva, 2001.

________. Jogos teatrais na sala de aula – o livro do professor. Tradução e Introdução: Ingrid Koudela SP: Ed. Perspectiva, 2007.

___________. Improvisação para o Teatro. SP: Perspectiva, 2012 (5ª ed.).

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

GAMA, JOAQUIM. Sábia no sábio é a atitude. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/235809252812024e05099. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/25099. Acesso em: 1 sep. 2024.