Da liberdade e da experimentação : ideias em torno da obra de Teixeira Coelho
DOI:
https://doi.org/10.5965/235809252812024e05126Palabras clave:
Teixeira Coelho, cultura, arte, liberdadeResumen
O presente artigo busca refletir sobre aspectos da atuação e da produção de Teixeira Coelho. Pioneiro na compreensão da cultura como campo de conhecimento, o Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo contribuiu para ampliar a presença da ideia de cultura no escopo das ciências humanas dentro e fora do Brasil. Teixeira Coelho é um formador de ideias e de atores culturais, tendo como elemento norteador a liberdade. Fiel à arte, não abriu mão dela na construção de seu legado, compreendendo-a como uma exacerbação e uma exasperação da cultura.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2012.
OLIVEIRA, Lucia Maciel Barbosa de (org). Ampliação da esfera de presença do ser: reflexões em torno da obra de Teixeira Coelho. São Paulo: Edições Barbatana, 2016.
MONTESQUIEU, Charles de Secondat. O gosto. Tradução e posfácio Teixeira Coelho. São Paulo: Iluminuras, 2005.
TEIXEIRA COELHO. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. São Paulo: Editora Iluminuras; Itaú Cultural, 2008.
______.Dicionário crítico de política cultural. Cultura e imaginário. Revisão: Ana Paula Cardoso. São Paulo: Editora Iluminuras, 1997.
______. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2. ed., rev. e ampl. 1. reimp. São Paulo: Editora Iluminuras, 2014.
______. História natural da ditadura. São Paulo: Iluminuras, 2006.
______. Uma outra cena: teatro radical, poética da artevida . São Paulo: Artnova, 1983.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista NUPEART

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.