Alfabetização Intercultural - exercícios de formação docente indígena na pandemia por meio do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2301Palabras clave:
Alfabetização Intercultural, Formação docente indígena, Pandemia, InstagramResumen
O texto em tela trata de uma elaboração acadêmica desenvol- vida no Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia por meio da Linha de Pesquisa Alfabetização e Cultura escrita da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A finalidade foi analisar os resultados do projeto de pesquisa “Alfabetização Intercultural no Instagram: exercícios de formação docente indígena” desenvolvido de 2021 a junho de 2022 por meio da pesquisa bibliográfica, documental e narrativa. Os resultados sugerem que as plataformas digitais são importantes por assegurar a comunicação interativa, o cumpri- mento dos protocolos sanitários e a ocupação do espaço ciber- nético que neste contexto pode representar um amplo local de formação e de desenvolvimento e transferência de novas tecno- logias e inovação. Inferimos que o projeto propiciou uma ação formativa sobre o ingresso de povos indígenas nas atuais culturas do escrito por meio de possibilidades estéticas digitais, específicas e diferenciadas.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Rogério de. Cinema e educação: fundamentos e perspectivas.
Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 1-27, 2017.
BERBER SARDINHA, T.; MADUREIRA,S.; BRASIT, B.; SOUZA-E- SILVA, M.C.P.; CAMARGO, Z.; SPAGNUOLO, R.L.; BRAZ, A.A.B. Portal multimodal/multilíngue para o avanço da Ciência Aberta nas Humanidades. Cadernos de Linguística, v. 2, n.4, e406, 11 set. 2021.
BRASIL. Lei no 6.001 - Estatuto do Índio. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6001.htm Acesso em: 12 mai. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Brasília. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833- 6544 de 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as escolas indí- genas. Brasília. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares em Ação. Alfabetização. Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1999.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
BRASIL. Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016-2022. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Brasília, 2016.
BRASIL. Portaria no 1.122, de 19 de março de 2020. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Brasília, 2020.
BRASIL. Portaria no 1.329, de 27 de março de 2020. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Brasília, 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23 n. 1-2 São Paulo jan./dec. 1997.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a Alfabetização. 2. ed. São Paulo: Cortez/Editores Associados, 1985.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
FERREIRO, Emília. Cultura Escrita e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa Ação-Pedagógica: práticas de empoderamento e participação. Educ. Temat. Digit. Campinas, SP. v.18 n.2 p. 511-530 abr./jun. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo . Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MACEDO, A. V. L. da S. A alegria da descoberta: uma experiên- cia construtivista de
alfabetização. In: LOPES DA SILVA, A; FERREIRA, M. K. L. (orgs.). Práticas Pedagógicas na escola indígena. São Paulo: Global, 2001.
MELIÁ, Bartomeu. Educação Indígena e Alfabetização. São Paulo: Edições Loyola, 1979.
MINDLIN, Betty. Aprendiz de origens. Revista Estudos Avançados. São Paulo, 1994.
MONSERRAT, R; EMIRI, L. A conquista da escrita: encontros de educação indígena. Cuiabá-MT: Iluminuras, 1989.
MONTE, Nieta. Alfabetização e Pós-Alfabetização: uma expe- riência de autoria.
Em aberto, Brasília, ano 3, n. 21 ,(abr./jun.)1984.
MUNDURUKU, Daniel. Literatura indígena e o tênue fio entre escrita e oralidade. Disponível em: http://insurretosfuriosos- desgovernados.blogspot.com Acesso 18/07/2009.
NASCIMENTO, Elilson Gomes de; SOUZA, Eva Marinho de. Analisando “o leitor”: a multimodalidade como intersecção entre letramento e analfabetismo. Revista Ao pé da Letra, v. 16, n. 1, p. 11-28, 2014.
NEVES, Josélia Gomes. A Psicogênese na Aldeia: refletindo o processo de alfabetização com professores e professoras indí- genas. Revista P@rtes, São Paulo, out., 2005.
NEVES, Josélia Gomes. Alfabetização Intercultural e apropriação da cultura escrita em áreas indígenas: fragmentos de um deba- te. 2006. Revista Partes, São Paulo, out., 2006.
NEVES, Josélia Gomes. Cultura escrita em contextos indíge- nas. Orientadora: Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargos. 2009. 369f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara-SP, 2009.
NUNES, Franciele de Oliveira. Alfabetização Intercultural: O ler e o escrever na perspectiva docente indígena Amondawa. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Campus de Ji-Paraná. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Ciências Humanas e Sociais. (DCHS) 2018.
REVISTA NOVA ESCOLA. O que são os recursos educacionais abertos? 8 de setembro de 2015. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4648/o-que-sao-recursos- -educacionais-abertos Acesso em: 12 mai. 2022.
SANTOS, Vanúbia Sampaio dos. Alfabetização Intercultural na escola indígena Zoró Pangyjẽj. 344f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá. Progama de Pós-Graduação em Educação. Maringá - PR, 2020.
SURUÍ, Naraykopega. Alfabetização Intercultural Paiter Suruí: historiografando trajetórias do tempo ágrafo à cultura escrita. Orientadora: Josélia Gomes Neves. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná. Departamento de Educação Intercultural. (DEINTER), 2015.
VALADARES, Simoni., Braga, A. O., & BARBIN, S. Tecnologias digitais como ferramentas para a manutenção e fortaleci- mento das línguas indígenas da Amazônia brasileira e áreas transfronteriças. Seminário Compartilhamento de Experiências Bibliotecas Cruesp, São Paulo, Brasil, 2005.
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
![](https://revistas.udesc.br/public/journals/44/article_23183_cover_pt_BR.png)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista NUPEART
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.