Alfabetização Intercultural - exercícios de formação docente indígena na pandemia por meio do Instagram

Autores/as

  • Josélia Gomes Neves

DOI:

https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2301

Palabras clave:

Alfabetização Intercultural, Formação docente indígena, Pandemia, Instagram

Resumen

O texto em tela trata de uma elaboração acadêmica desenvol- vida no Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia por meio da Linha de Pesquisa Alfabetização e Cultura escrita da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A finalidade foi analisar os resultados do projeto de pesquisa “Alfabetização Intercultural no Instagram: exercícios de formação docente indígena” desenvolvido de 2021 a junho de 2022 por meio da pesquisa bibliográfica, documental e narrativa. Os resultados sugerem que as plataformas digitais são importantes por assegurar a comunicação interativa, o cumpri- mento dos protocolos sanitários e a ocupação do espaço ciber- nético que neste contexto pode representar um amplo local de formação e de desenvolvimento e transferência de novas tecno- logias e inovação. Inferimos que o projeto propiciou uma ação formativa sobre o ingresso de povos indígenas nas atuais culturas do escrito por meio de possibilidades estéticas digitais, específicas e diferenciadas.

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Biografía del autor/a

Josélia Gomes Neves

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

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Publicado

2023-04-05

Cómo citar

GOMES NEVES, Josélia. Alfabetização Intercultural - exercícios de formação docente indígena na pandemia por meio do Instagram. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 168, 2023. DOI: 10.5965/10.5965/235809252612022e2301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23183. Acesso em: 3 jul. 2024.