Experimentações teatrais digitais com estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092525252021144Palabras clave:
Pedagogia do teatro, Teatro, Tecnologia, Educação, EstéticaResumen
Há algum tempo em que a escola discute sobre a utilização das tecnologias digitais contemporâneas como caminhos para a aprendizagem com significação. O processo da inclusão tecnológica nos procedimentos metodológicos é algo crescente nos últimos anos. A partir destas reflexões que surge este artigo. O presente texto é resultado da minha dissertação de Mestrado em Artes (Prof-Artes), realizada no Instituto de Artes da Universidade de Brasília. O objetivo da pesquisa foi investigar e refletir sobre os processos de experimentações teatrais digitais com estudantes do ensino médio. O estudo de caso foi realizado no Centro Educacional 104 da Região Administrativa do Recanto das Emas, escola pública pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A pesquisa contou com os seguintes procedimentos metodológicos: uma proposta pedagógica com 20 aulas de Teatro e Tecnologia, a criação de cinco produtos artísticos, avaliação com a utilização do WhatsApp, registro audiovisual e aplicação de um questionário online.
Descargas
Citas
ALCÂNTARA, L. R. Pedagogia do Teatro: Uma Experiência de Ensino-Aprendizagem na sala de aula. Revista NUPEART, [S. l.], v. 17, p. 74-85, 2017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11688. Acesso em: 7 fev. 2021.
GAIGER, Paulo. O teatro como educação para a liberdade. In CRUVINEL, Tiago; CONCILIO, Vicente (org.). Pedagogia da Artes Cênicas: atuar e agir. Série Encontros, volume 4. Editora CRV. Curitiba, 2019.
GONTIJO, Silvana. O livro de ouro da comunicação. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
ISER, Wolfgang. Uma teoria do efeito estético. Volume 1. São Paulo: Ed. 34, 1996.
LÉVI, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 6ª edição. Coleção TRANS. São Paulo: Editora 34, 2007.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2000.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001. Volume 9, number 05, october 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20‐%20Part1.pdf. Acesso em 05.dez.2020.
TEIXEIRA, Thiago Camacho. Subversão em performance na escola pública e diálogos com as políticas culturais. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. V. 5, n. 1 (2021). DOI: https://doi.org/10.5965/25944630512021133 Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18311. Acesso em 7.mar.2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.